As terras altas do Minho acordaram debaixo de neve e gelo, formando quadros impressionantes que estão a ser partilhados durante a manhã nas redes sociais. Desde as serras de Fafe ao monte da Peneda, passando pela serra da Cabreira e por Castro Laboreiro, a neve caiu acima de cotas de 500 metros em vários pontos da região, incluíndo na montanha da Penha, embora sem acumulação.
Os distritos de Braga e de Viana do Castelo, assim como outros dez no país, estão sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje face à previsão de “queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, podendo acumular até cinco cm [centímetros] acima de 800 metros”.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O instituto alerta para eventuais perturbações causadas pela acumulação de neve e possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditadas, danos em estruturas ou árvores ou abastecimentos locais prejudicados.