De Bragança a Faro. PJ faz buscas relacionadas com concursos públicos para combate aos incêndios

Suspeita de burla e corrupção no valor de 100 milhões
De bragança a faro. Pj faz buscas relacionadas com concursos públicos para combate aos incêndios
Foto: JF São João de Rei

A Polícia Judiciária fez hoje 28 buscas, em vários pontos do país, por suspeitas de corrupção e burla relacionadas com os concursos públicos para o combate aos incêndios rurais, num valor que ronda os 100 milhões de euros.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que os mandados de busca e apreensão decorreram em domicílios e sociedades comerciais e de contabilidade e em organismos públicos, nos distritos de Lisboa, Beja, Faro, Castelo Branco, Porto e Bragança.

As investigações envolvem suspeitas de corrupção ativa e passiva, burla qualificada, abuso de poder, tráfico de influência, associação criminosa e de fraude fiscal qualificada.

Segundo a nota, estas sociedades comerciais sediadas em Portugal, que faziam parte de uma “complexa rede” estabelecida pelo menos desde 2022, têm vindo a controlar a participação nos concursos públicos no âmbito do combate aos incêndios rurais em Portugal, no valor de cerca de 100 milhões de euros.

Estes concursos públicos incidem na compra de serviços de operação, manutenção e gestão da aeronavegabilidade dos meios aéreos próprios do Estado, dedicados exclusivamente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

O objetivo da rede agora alvo de buscas seria que o Estado português ficasse com carência de meios aéreos e, dessa forma, se sujeitasse aos subsequentes preços mais elevados destas sociedades comerciais, explica a PJ.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Valença já tem um espaço de 'cowork' para "negócios inovadores"

Valença já tem um espaço de 'cowork' para "negócios inovadores"

Próximo Artigo
José luís carneiro diz que vantagem no número de votos mantém ps como segunda força política

José Luís Carneiro diz que vantagem no número de votos mantém PS como segunda força política

Artigos Relacionados