Seguir o O MINHO

Alto Minho

Data da atribuição da carta de foral a Monção voltará a ser feriado municipal

em

Foto: DR

A Câmara Municipal de Monção, na sede da Junta da Freguesia de Longos Vales, aprovou esta semana, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PS, a fixação do feriado municipal no dia 12 de março, data da atribuição da carta de foral ao município pelo Rei D. Afonso III, em 1261.

Esta decisão revoga a deliberação da Assembleia Municipal de Monção de 17 de novembro de 2014, a qual instituiu o feriado municipal na quinta-feira de Corpo de Deus, devendo agora ser analisada e votada na reunião da Assembleia Municipal de dezembro.

António Barbosa,presidente da Câmara, referiu que esta decisão visa repor a normalidade (deliberação aprovada no dia 27 de dezembro de 2002, em sessão da Assembleia Municipal de Monção), após interrupção de três anos.

“A atribuição da carta de foral é algo valioso para determinado território visto reconhecer a sua importância geoestratégica e económica na região. Em Monção, o Rei D. Afonso III concedeu-nos esse privilégio no dia 12 de março de 1261. Esta é a data da criação do nosso município. É nesta data que devemos comemorar, com orgulho, o nosso feriado”, referiu António Barbosa.

EM FOCO

Populares