Da pandemia à guerra na Ucrânia, exposição em Braga retrata os conflitos do mundo atual

Pelo artista famalicense David Lopes
Da pandemia à guerra na ucrânia, exposição em braga retrata os conflitos do mundo atual
David Lopes. Foto: DR

A Casa dos Coimbras, em Braga, acaba de inaugurar a exposição de pintura “Sinais dos Tempos”, do artista famalicense David Lopes, uma mostra, com curadoria de Santiago Belacqua, que aborda problemas da atualidade, desde a pandemia à guerra na Ucrânia.

“A exposição vai retratar os conflitos atuais que assistimos no mundo, sobretudo a guerra. Sem ser de forma explícita, vou mostrar coisas que afligem a humanidade”, conta David Lopes, destacando a obra “A Sinfonia da Paz”, que remete para a guerra na Ucrânia.

“Pintei uma menina a tocar violino num jardim em contraste com os soldados que vão para o conflito. No fundo, enquanto uns vão para a guerra, outros procuram a paz, sendo o jardim um símbolo da paz que ainda existe. O violino, também, está associado à paz”, descreve o artista, que sempre conciliou a sua paixão pela pintura com a área da Eletrónica, em que se formou.

À Casa dos Coimbras, lugar que conhece bem e onde já expôs, David Lopes trouxe, ainda, alguns quadros com paisagens de Braga, em que se destacam ex-líbris como o Arco da Porta Nova ou o funicular do Bom Jesus do Monte.

Ao todo, serão cerca de duas dezenas de obras em óleo sobre tela e acrílico sobre tela e madeira, esta última, uma técnica a que tem dedicado mais atenção.

“Descrever a arte de David Lopes é presenciar os sentimentos do artista, transmitidos por elementos visuais, percetíveis nas formas e na mensagem multicolorida. A perspetiva pessoal do observador substitui a descrição da técnica e do material usado nas narrativas artísticas”, refere Santiago Belacqua.

A mostra estará patente até 29 de agosto. Pode ser visitada todos os dias, entre as 10:00 e as 12:00 e entre as 15:00 e as 19:00.

Casa dos Coimbras

A Capela e o Jardim dos Coimbras abriram as portas ao público em julho de 2021 e têm, desde então, acolhido inúmeras iniciativas de caráter cultural e artístico, desde concertos a tertúlias literárias, passando por peças de teatro e exibição de documentários. O restaurante e a esplanada estão abertos todos os dias, assim como a Torre e a Capela classificada como monumento nacional. Estas podem ser visitadas entre as 09:30 e as 20:00.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Novo projeto da uminho leva cuidados de saúde à casa de idosos dependentes

Novo projeto da UMinho leva cuidados de saúde à casa de idosos dependentes

Próximo Artigo
Sc braga lamenta a morte de jorge costa, figura "incontornável do desporto"

SC Braga lamenta a morte de Jorge Costa, figura "incontornável do desporto"

Artigos Relacionados