Seguir o O MINHO

Braga

Custa 599 mil euros o chalé em Braga que se autodesinfeta com a luz e produz criptomoeda

Casas do futuro

em

Foto: Grupo Move

Já se encontra à venda o primeiro chalé inteligente do concelho de Braga. Custa mais de meio milhão de euros (599.000) e oferece uma variedade de soluções digitais para interagir com a habitação. Terá, também, a capacidade de minerar criptomoedas – uma nova forma de dinheiro digital que tem vindo a ser aprovada para transações no nosso país.

Trata-se de uma moradia térrea (T3/T4), localizada numa zona residencial em Este São Pedro, já inserida no sopé da Reserva Natural do Alto da Vela, na zona Este do concelho de Braga (junto ao concelho da Póvoa de Lanhoso). A área bruta é de 320 metros quadrados (m2) enquanto que a área de lote atinge os 781 m2.

Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

Na descrição do projeto, cuja comercialização está a cargo do Grupo Move, da Remax Imobiliária, é possível aferir que há a possibilidade de controlar quase todos os aspectos da casa, tanto a partir do interior como do exterior, havendo ainda a particularidade de a luz ser autodesinfetante em relação a vírus e bactérias que se possam acumular.

Explica o Grupo Move que na casa existem sensores “para tudo e mais alguma coisa”, isto para proporcionar a possibilidade de controle total através do smartphone. maior.

Tem também um sistema próprio de compostagem, que permite eliminar os resíduos orgânicos sem ter de recorrer aos serviços da recolha do lixo, uma microgeração autónoma de energia, que permite que a casa se mantenha 100% funcional quando ocorre corte de eletricidade, e uma horta vertical, que permitirá maximizar o espaço para cultivar jardins e alimentos para melhor sustentabilidade.

Sistema caseiro de compostagem. Foto: Grupo Move

Jardim vertical. Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

A chamada “casa do futuro” possui ainda a particularidade de ser revestida com uma firewall que permite evitar ataques informáticos, para além de oferecer segurança convencional, feita através de câmaras de videovigilância.

“O Chalet Digital oferece uma forma de viver única, privilegiando o conforto, aliado à segurança e à tranquilidade, com uma arquitetura moderna e inovadora, feito a pensar em si e na sua família”, descreve a agência imobiliária.

Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

Foto: Grupo Move

Outro dos destaques inovadores é atribuído à mineração de criptomoeda, algo que surgirá de forma natural, sem que o proprietário tenha de fazer nada. O valor produzido será automaticamente transferido para uma carteira digital do dono da casa, que poderá depois gastar o dinheiro gerado conforme quiser.

Populares