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Braga

Cruz Vermelha de Braga vai ter provedor para ouvir queixas e resolver conflitos

De forma a ter comportamentos exemplares dentro da instituição

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Foto: Arquivo

A delegação de Braga da Cruz Vermelha nomeará na próxima segunda-feira um dos elementos do conselho de curadores, o órgão máximo da instituição, para inaugurar o cargo de provedor de conflitos e queixas.

Armando Osório, presidente da Cruz Vermelha, comenta: “É importante haver uma figura destas para diminuir conflitos que não são comunicados numa organização com tantos voluntários, profissionais e sócios”.

“A criação de uma resposta para resolução de conflitos e tratamento de suspeitas, queixas e quebras de respeito ou integridade, a que chamaremos Provedor de Conflitos e Queixas”, lê-se na comunicação transmitida aos colaboradores da organização. 

“Queremos que a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa ofereça aos seus trabalhadores e voluntários um ambiente exemplar, um ambiente em que haja garantia de um correto relacionamento social e intergrupal”, prossegue o anúncio que acrescenta “uns e outros têm o direito de sentir-se seguros e confiantes no trabalho, e saber que estão defendidos contra ameaças ou intimidações, assédio sexual ou outro, violências físicas ou verbais”. 

“Por vezes, funcionários e voluntários são testemunhas de casos de quebra de respeito, sob formas de ameaça ou intimidação, de assédio sexual ou outro, de violências verbais ou até físicas, de calúnias pessoais ou coletivas, escritas ou verbais e esses funcionários têm o dever ético de comunicar o sucedido ao superior hierárquico ou ao serviço do provedor de conflitos”, lê-se num comunicado interno da instituição. 

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