Seguir o O MINHO

Futebol

Cristiano diz ter ultrapassado hoje recorde de golos no mundo. Pelé concorda e congratula

em

O avançado português Cristiano Ronaldo considerou hoje ter ultrapassado o brasileiro Pelé na lista dos melhores marcadores da história em competições oficiais, com 770 golos, depois do hat-trick marcado pela Juventus na Série A.

Numa nota publicada através da rede social Facebook, o futebolista explica que ainda não tinha reconhecido esse recorde, apesar das “notícias e estatísticas” que o consideravam “o melhor marcador da história do futebol, ultrapassando os 757 golos oficiais de Pelé”.

“Apesar de estar grato por esse reconhecimento, está na altura de explicar porque é que não reconheci esse recorde até agora. A minha eterna e incondicional admiração pelo senhor Edson Arantes do Nascimento, tal como o respeito que tenho pelo futebol de meados do século XX, levou-me a contabilizar 767 golos, assumindo os nove golos dele pela equipa do estado de São Paulo e também o golo pela equipa militar do Brasil como golos oficiais”, revelou o craque lusitano.

“O Mundo mudou desde então e o futebol também, mas isso não significa que possamos apagar a história de acordo com os nossos interesses”, pode ler-se na publicação feita ao início da noite deste domingo.

“Hoje, ao chegar ao 770.º golo oficial da minha carreira profissional, as minhas primeiras palavras vão para Pelé. Nenhum jogador cresceu sem ouvir histórias sobre os jogos dele, os golos e as suas conquistas. E eu não sou exceção. E, por isso, estou cheio de alegria e orgulho por ter marcado o golo que me coloca no topo da lista de melhores marcadores do Mundo, ultrapassando o recorde de Pelé. É algo com o qual nunca sonhei quando era uma criança na Madeira”, afirma Cristiano.

O avançado da Juventus agradeceu ainda a colegas, adversários, admiradores e à família e amigos próximos: “Acreditem em mim! Esta história ainda está longe de estar terminada. O futuro é amanhã e ainda há muito por ganhar pela Juventus e por Portugal”.

Já o antigo futebolista Pelé, três vezes campeão do mundo pelo Brasil, recorreu à rede social Twitter para agradecer as palavras de reconhecimento do internacional português e reconheceu que o seu recorde foi ultrapassado.

“Que bela jornada você está tendo! Eu te admiro muito e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. Deixo essa foto em sua homenagem, com muito carinho, como símbolo de uma amizade que já existe há muitos anos”, escreveu Pelé.

Ronaldo, que se recusou a falar na ‘flash interview’ após o encontro da 27.ª jornada da Serie A, apontou hoje um ‘hat-trick’ perfeito: marcou de cabeça, na resposta a um canto do colombiano Cuadrado, aos 10 minutos, antes de um penálti aos 25, concretizado com o pé direito, e um remate colocado, com o pé esquerdo, aos 33.

O ‘astro’ português chegou aos 23 golos na Liga italiana, estendendo a liderança na tabela de melhores marcadores, ao fazer o 57.º ‘hat-trick’ da carreira, o terceiro na ‘Juve’.

A Juventus, campeã em título, é terceira classificada, a 10 pontos, embora com menos um jogo, do líder Inter de Milão.

Populares