Seguir o O MINHO

Braga

Crianças no Hospital de Braga já podem ir para cirurgias ao volante de mini-BMW elétrico

Para reduzir ansiedade

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A partir de hoje, as crianças internadas no Hospital de Braga poderão ir para as cirurgias do Bloco Operatório ou exames de diagnóstico ao volante de dois carros elétricos BMW, em miniatura, com todos os pormenores que os assemelham a automóveis reais.

A iniciativa tem como principal objetivo minimizar a ansiedade das crianças internadas, desconstruindo o habitual receio no trajeto para uma cirurgia ou exame.

A oferta dos dois carros elétricos partiu da Volt-e, empresa de Braga especializada em carregadores de veículos elétricos, e a entrega concretizou-se esta segunda-feira no hospital.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“A cirurgia pode ser um momento extremamente angustiante para a maioria das pessoas, quanto mais para uma criança. É para nós uma honra contribuir para que a experiência dos mais novos no hospital seja o mais agradável possível, desafiando o imaginário de 1.001 formas”, disse Dina Araújo, diretora financeira e comercial da Volt-e.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“Entre as crianças há sempre medos associados ao hospital. Assim, possibilitamos que as crianças olhem para o hospital não como um sítio de agressão, mas também de brincadeira”, afirmou o presidente do conselho de administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira.

Carros certificados

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os dois carros elétricos encontram-se certificados com todas as normas de segurança e adaptam-se às mais diversas situações, podendo ser controlados remotamente por um adulto, de forma a garantir que não haja embates ou solavancos, sendo facilmente transferidos assim que a criança entrar para a cirurgia ou exame.

“A Volt-e trabalha diariamente com veículos elétricos e por isso o simbolismo é ainda maior. Queremos que estes dois carros elétricos proporcionem uma experiência de mobilidade divertida e segura aos pacientes mais pequenos, e que, de alguma forma, contribuam para o seu bem-estar durante o período de internamento”, afirma a responsável.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Mensagem ambiental

Uma doação tem também uma mensagem implícita no âmbito da mobilidade elétrica. “Pretendemos cada vez mais consciencializar os mais novos para a importância de serem agentes ativos nesta mudança rumo à redução da pegada ecológica e à preservação de um planeta que pretendemos mais verde e menos poluído para as gerações futuras. A mudança é agora. Ensinar sobre consciência ambiental e incutir comportamentos sustentáveis nas crianças é uma responsabilidade que cabe a toda a sociedade, em prol de um mundo melhor”, conclui a responsável da empresa.

Populares