Seguir o O MINHO

Ave

Crianças do terceiro ano trabalham com eletrónica em escola de Famalicão

Escola profissional CIOR

em

Foto: Divulgação / CIOR

A escola profissional CIOR, com sede em Famalicão, desenvolveu um workshop de eletrónica e instalações elétricas destinado aos alunos da turma do terceiro ano da EB Valdossos (Fradelos), sob tutela do diretor do curso de eletrónica e automação, Pedro Veloso.

O objetivo desta iniciativa, segundo a escola, é despertar nas crianças o espírito de curiosidade e o interesse por questões ligadas à tecnologia, nas áreas da eletricidade, eletrónica e afins, tomando conhecimento de alguns componentes e conceitos básicos.

Neste contexto, os alunos produziram um equipamento eletrónico simples: um pisca-pisca em placa de circuito impresso, onde aprenderam a seguir um esquema eletrónico, soldar os componentes e utilizar ferramentas específicas de forma adequada.

“Ficámos surpreendidos com a capacidade de execução destes alunos tão novos, no que se refere ao jeito, interesse, cuidado e atitude demonstrados”, salientou Pedro Veloso.

Ainda segundo a CIOR, cada aluno teve a oportunidade de levar para casa o produto do seu trabalho.

Esta ação contou com o apoio de sete alunos da turma EL27, do décimo ano.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um protocolo em vigor celebrado entre o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e a CIOR tendo em vista, entre outros aspetos, “criar momentos de sensibilização e motivação das crianças para questões ligadas à experimentação, pesquisa e descoberta nas áreas técnica e tecnológicas”.

A próxima sessão já está agendada para o dia 07 de junho, onde as crianças vão lidar com inteligência artificial aplicada a drones.

Populares