Bebé de quatro meses morre com covid-19

Confirmou ministra da Saúde

Uma das duas vítimas mortais por covid-19 registadas no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde nesta quarta-feira é uma bebé de quatro meses.

O óbito foi registado no Centro Hospital de Lisboa Central.

A ministra da Saúde, Marta Temido, avança que o caso “foi classificado como óbito por covid-19, mas a situação patológica da criança apresentava outras condições associadas”.

A diretora da DGS, Graça Freitas, explicou que “a transmissão terá sido através dos familiares” e que a menina tinha “uma patologia de base muito grave” que foi agravada pela covid-19.

“Nasceu com uma cardiopatia congénita bastante grave e obviamente a situação da covid levou ao agravamento desta patologia e ao aparecimento de uma consequência cardíaca, que é descrita internacionalmente nos casos muito graves, que é o aparecimento de uma biocardite”, explicou Graça Freitas.

A diretora da DGS completou que “a causa final da morte foi um choque séptico, mas esta situação foi classificada pela codificadora da DGS mais reputada, porque tem formação dada pela OMS [Organização Mundial da Saúde], como sendo, de facto, um óbito por covid”, conclui.

Notícia atualizada às 14h27 com declarações de Graça Freitas.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Bruno Varela confirmado no Vitória SC

Próximo Artigo

Francisco Saldanha no Famalicão por cinco épocas

Artigos Relacionados
x