Arquivo

Crescimento das vendas no comércio a retalho desacelera para 4,6% em abril

Economia
Crescimento das vendas no comércio a retalho desacelera para 4,6% em abril
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

O crescimento das vendas no comércio a retalho registou uma desaceleração homóloga de 12,8% em março para 4,6% no mês de abril deste ano, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de volume de negócios no comércio a retalho teve um aumento homólogo de 4,6% em abril, tendo desacelerado 8,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, adianta o INE, esclarecendo que em termos nominais, o índice passou de um aumento homólogo de 22,2% em março para uma subida de 14,3% em abril deste ano.

“A forte oscilação dos resultados continua influenciada por efeitos base decorrentes das restrições à atividade nos primeiros meses de 2021”, adianta.

A evolução do índice agregado reflete as “dinâmicas distintas” do agrupamento Produtos Alimentares, que apresentou uma queda de 3,6%, inferior em 2,4 p.p. em relação ao mês anterior, enquanto os Produtos Não Alimentares abrandaram 14,5 p.p., para um crescimento de 11,5%.

Em termos mensais, índice de volume de negócios no comércio a retalho denotou uma queda de 3% em abril deste ano, quando registou um crescimento de 2,4% no mês anterior.

Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, por sua vez, apresentaram aumentos homólogos de 3,5%, 7,5% e 8,5% no mês de abril, respetivamente, contra crescimentos de 4,3%, 7,4% e 18,6% em março, pela mesma ordem.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pelo menos 243 menores foram mortos na guerra

Pelo menos 243 menores foram mortos na guerra

Próximo Artigo
Esperança de vida em portugal diminuiu cerca de quatro meses devido à covid-19

Esperança de vida em Portugal diminuiu cerca de quatro meses devido à covid-19

Artigos Relacionados