Seguir o O MINHO

Futebol

‘Craque’ de Cerveira assina contrato remunerado com o FC Porto

Duarte Cunha tem 14 anos

em

Foto cedida a O MINHO pela CN Foot

O jovem futebolista Duarte Cunha, natural de Cerveira, assinou ontem um contrato de formação com o FC Porto, passando a auferir uma quantia mensal que não foi divulgada, durante os próximos dois anos.

Com apenas 14 anos, fica assim segura uma das estrelas da formação do emblema ‘azul-e-branco’, depois de uma época um pouco atípica, face a lesões, mas onde angariou cinco golos e cinco assistências nos 19 jogos em que participou.

Pode jogar como ala ou segundo avançado (número 10), e é um atleta em quem “o FC Porto acredita muito”, disse a O MINHO a agência responsável pela gestão da carreira de Duarte, a CN Foot.

Duarte Cunha com os pais. Foto cedida a O MINHO pela CN Foot

“Esta última época foi preenchida com algumas lesões, numa das quais chegou a fraturar um braço, mas sempre que regressou, fez golos ou assistências, e isso levou a que o clube continuasse a aposta”, explicou um dos porta-vozes da agência.

A mesma fonte salienta que os jogadores da formação, quando chegam aos 14 anos, ou abandonam o clube ou assinam contrato de formação, uma vez que só aos 16 é possível assinar contrato profissional.

“Passa a ser remunerado, já recebe um valor razoável para a idade, mas por razões confidenciais, não podemos revelar quanto”, adiantou um dos agentes responsáveis pela empresa de gestão.

Foto cedida a O MINHO pela CN Foot

A viver no Porto, numa casa paga pelo clube – uma vez que ir e vir todos os dias de Cerveira torna-se complicado -, Duarte “é polivalente” e, acredita a agência, terá um “futuro muito risonho” pela frente.

Nascido a 25 de janeiro de 2008, Duarte Lopes Cunha começou a jogar futebol no Cerveira, em 2015, completando duas épocas onde marcou 54 golos em 46 jogos. Em 2017 mudou-se para as escolas do clube azul-e-branco. Na primeira época de ‘dragão’ ao peito, fez 23 golos em 24 jogos. Na seguinte, foram 25 golos em 25 jogos.

Populares