A CP – Comboios de Portugal vai aumentar a oferta de comboios Alfa Pendular aos sábados e feriados a partir de 05 de julho de 2025, foi hoje anunciado.
Este reforço vai permitir disponibilizar mais horários e lugares, respondendo ao “crescimento da procura no percurso entre Lisboa e Porto e dando mais alternativas aos passageiros que optem por viajar de forma prática e rápida entre as duas principais cidades do país”.
“A CP mantém-se atenta às necessidades dos clientes, no sentido de se adaptar às expetativas de mercado, realizando ajustes na oferta face à evolução da procura. Assim, e porque foi registado um acréscimo de interesse em viagens durante o período da manhã, decidiu avançar-se com um reforço da frequência dos comboios Alfa Pendular”, lê-se na nota enviada às redações.
A partir de 05 de julho, aos sábados e feriados (excluindo o dia de Natal e dia de Ano Novo), passam a realizar-se mais circulações, quer no sentido Lisboa-Porto quer no sentido Porto-Lisboa:
– AP 123 – Com partida da Estação de Lisboa-Santa Apolónia às 09:00 e chegada a Porto-Campanhã às 11:48. Atualmente circula de segunda a sexta-feira e passa a realizar-se também aos sábados e feriados.
– AP 120 – Com partida de Porto-Campanhã às 09:40 e chegada a Lisboa-Santa Apolónia pelas 12:30. Já se realizava de segunda-feira a sábado e passa a circular também aos feriados.
– AP 122 – Com partida da Estação de Porto-Campanhã pelas 11:40 e chegada a Lisboa-Santa Apolónia pelas 14:30. Circula de domingo a sexta-feira (exceto feriados) e passa a realizar-se aos sábados.
“Com este reforço da oferta, estima-se que, anualmente, serão realizadas mais 126 viagens nos comboios Alfa Pendular, sendo disponibilizados mais quase 38 mil lugares”, refere a empresa.
A medida visa “atrair ainda mais passageiros para aquele que é o serviço ‘premium’ da CP”.
O comboio Alfa Pendular é realizado pelas automotoras elétricas da série 4000 da CP, de pendulação ativa, e tem capacidade para circular a uma velocidade máxima de 220 km/h. As unidades são formadas por seis carruagens e oferecem um total de 301 lugares sentados e duas classes, a Conforto e a Turística.
“Esta é mais uma aposta da CP na promoção de uma mobilidade verde, segura e acessível aos portugueses, destacando o comboio como uma boa alternativa ao transporte individual. Viajar de comboio é escolher ser amigo do ambiente e reduzir a pegada de carbono”, conclui a empresa pública.