A CP – Comboios de Portugal acaba de lançar o Programa Trainees CP TrainUP 2025/2026, um programa de estágios profissionais remunerados com o objetivo de “atrair para a ferrovia” 40 jovens recém-formados.
Com início previsto para setembro de 2025 e uma duração de 12 meses, o CPTrainUP pretende abrir portas a jovens com até dois anos de experiência, oferecendo-lhes uma formação sólida e uma oportunidade real de integração na empresa, explica a empresa em comunicado enviado a O MINHO.
Sob o mote “Eleva o teu Futuro”, este programa anda à procura de candidatos com “espírito crítico, curiosidade, vontade de aprender, interesse pela mobilidade sustentável e inovação, capacidade de comunicação e de trabalho em equipa, que tenham licenciatura ou mestrado nas áreas da Gestão, Engenharia, Tecnologias de Informação/Matemática, Arquitetura, Marketing/Digital e Direito”.
Os estágios vão realizar-se em diferentes pontos do país, como Lisboa, Porto, Entroncamento e Vila Real de Santo António.
O CPTrainUP oferece formação, teórica e prática, desde a inovação à cibersegurança até a ética e à sustentabilidade, com envolvimento em projetos reais e estratégicos para o futuro da mobilidade e mentoria especializada, com o acompanhamento de profissionais experientes.
Os candidatos selecionados terão acesso a um programa de 12 meses, com oportunidade de integração na empresa, no final, e a uma bolsa de estágio, subsídio de refeição, seguro de acidentes e facilidades de transporte (‘vouchers’ CP).
“A par disso, poderão contribuir para o futuro da CP e para a transformação da ferrovia em Portugal”, salienta o comunicado.
As candidaturas para esta primeira edição do programa estão a decorrer até ao dia 20 de julho de 2025.
O processo de seleção inclui uma análise curricular e entrevistas a realizar durante o mês de agosto.
Os interessados devem enviar o seu currículo e uma carta de motivação original para o email [email protected].
Com este projeto, a CP permite o acesso a um primeiro grande desafio profissional e abre portas para o futuro a estes 40 jovens que podem ajudar a construir o futuro da mobilidade em Portugal.