Comboios a diesel alugados a Espanha continuam na Linha do Minho por mais dois anos

Devido à “inexistência de material circulante alternativo” para ligação a Vigo
Comboios a diesel alugados a espanha continuam na linha do minho por mais dois anos
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

A CP – Comboios de Portugal vai alugar 18 automotoras a diesel mais dois anos, por 4,9 milhões de euros, “devido aos atrasos registados na execução de obras da eletrificação” de linhas e à “inexistência de material circulante alternativo”.

De acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR), a CP fica autorizada a “assumir encargos plurianuais relativos à contratação para o ‘Aluguer de automotoras diesel série 592 para prestação de serviços em linhas não eletrificadas’, até ao montante global de € 4.960.720,30”.

O texto refere que “devido aos atrasos registados na execução de obras da eletrificação da infraestrutura ferroviária e devido à inexistência de material circulante alternativo, se mantém a necessidade de prolongar o aluguer em causa, por um período de 24 meses”.

Em causa está “a prestação do serviço público de transporte ferroviário nas linhas não eletrificadas do Douro e Oeste e o serviço internacional Porto-Vigo”.

Não há locomotivas bitensão

O serviço Porto-Vigo efetua-se na Linha do Minho, que já está totalmente eletrificada, mas como a tensão elétrica é diferente em Portugal e Espanha, e não foram alugadas locomotivas bitensão, tem de ser feito com recurso a material diesel.

As locomotivas têm sido alugadas à espanhola Renfe, e a prorrogação do contrato abrange encargos que vão até 2028, com 2,4 milhões em 2026, 2,1 milhões em 2027 e 355 mil euros em 2028.

A portaria é datada de 27 de maio e foi assinado pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Maria Brandão de Brito, e pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fernando pimenta apura-se para a final de 'short race' nos europeus em ponte de lima

Fernando Pimenta apura-se para a final de 'short race' nos Europeus em Ponte de Lima

Próximo Artigo
Helicópteros do inem podem não estar operacionais em julho, alerta sindicato

Helicópteros do INEM podem não estar operacionais em julho, alerta sindicato

Artigos Relacionados