Seguir o O MINHO

Ave

Covid-19: Primeiro caso confirmado em Famalicão

Coronavírus

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem residente em Brufe, concelho de Famalicão, com cerca de 50 anos, foi diagnosticado com infeção por Covid-19, anunciou esta quinta-feira aquela junta de freguesia. O homem estará em casa, a cumprir período de quarentena sob vigilância das autoridades de saúde.

Em declarações à rádio Cidade Hoje, o presidente da junta pede para que se evitem alarmismos: “Queria pedir calma aos residentes de Brufe, nada de alarmismos, é preciso paciência e não criar alarmismo. É lógico que com a saúde pública devemos estar atentos”.

“Em relação a esta família, falei com a mãe do jovem que também estaria infetado, mas está tudo bem, os testes para o filho deram negativo. Estão a seguir os procedimentos da DGS, sei que nesta fase o pai está em isolamento em casa, depois do teste dar positivo”, explica o autarca.

Ainda não se conhece os motivos da infeção, mas terá a ver com um professor de uma escola que esteve em Itália.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando esta decisão com “níveis alarmantes de propagação e de inação”.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

EM FOCO

Populares