Covid-19: Primeiro caso confirmado em Famalicão

Coronavírus
Covid-19: primeiro caso confirmado em famalicão
Foto: Ilustrativa

Um homem residente em Brufe, concelho de Famalicão, com cerca de 50 anos, foi diagnosticado com infeção por Covid-19, anunciou esta quinta-feira aquela junta de freguesia. O homem estará em casa, a cumprir período de quarentena sob vigilância das autoridades de saúde.

Em declarações à rádio Cidade Hoje, o presidente da junta pede para que se evitem alarmismos: “Queria pedir calma aos residentes de Brufe, nada de alarmismos, é preciso paciência e não criar alarmismo. É lógico que com a saúde pública devemos estar atentos”.

“Em relação a esta família, falei com a mãe do jovem que também estaria infetado, mas está tudo bem, os testes para o filho deram negativo. Estão a seguir os procedimentos da DGS, sei que nesta fase o pai está em isolamento em casa, depois do teste dar positivo”, explica o autarca.

Ainda não se conhece os motivos da infeção, mas terá a ver com um professor de uma escola que esteve em Itália.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando esta decisão com “níveis alarmantes de propagação e de inação”.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jovem detido por tráfico de droga em ponte de lima

Jovem detido por tráfico de droga em Ponte de Lima

Próximo Artigo
Mais de 2. 500 pedem encerramento do braga parque

Mais de 2.500 pedem encerramento do Braga Parque

Artigos Relacionados