Covid-19 passa a ser uma doença normal. Infetados já não precisam de ficar isolados

Saúde
Foto: Lusa

O estado de alerta provocado pela pandemia de covid-19 termina ao final desta sexta-feira, deixando assim de estar em vigor várias regras com as quais nos familiarizamos ao longo dos últimos dois anos e meio.

Uma das medidas que termina é o isolamento obrigatório para infetados com o vírus. Segundo uma nota enviada às redações pelo ministério da Saúde, termina ainda a prescrição de testes covid através do SNS24 e o atestado de incapacidade temporária para o trabalho (e respetivo subsídio).

Assim, a partir de amanhã, com o final dos diplomas extraordinários, a covid-19 passa a ser tratada igual às outras doenças, pelo menos no que respeita aos temos legais.

Se tiver sintomas, deve isolar-se, como se tivesse uma gripe normal e, adianta o ministério das Saúde, “procurar diminuir o risco de contágio de terceiros, em particular dos mais vulneráveis”.

Em caso de sintomas graves, deve “procurar aconselhamento médico, sendo a porta de entrada no SNS o Centro de Saúde/Unidade de Saúde Familiar ou SNS24”.

Mantém-se, apenas, o “uso de máscara nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas”, refere o ministério.

Os testes à covid-19 passam a ser comparticipados numa USF ou centro de saúde.

É, ainda, aconselhada “a lavagem frequente das mãos e ventilação adequada dos espaços” nas escolas e “o uso de máscara em locais de grande concentração de pessoas onde não seja possível o distanciamento”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x