Seguir o O MINHO

País

Covid-19: Mais 8 mortos, 375 infetados e 560 recuperados no país

Boletim diário da DGS

em

Foto: DR / Arquivo

Portugal regista hoje mais 8 óbitos por covid-19, em relação a terça-feira, e mais 375 casos de infeção confirmados, dos quais 288 são na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).


De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.676 e o total de casos confirmados é de 47.426.

Há 32.110 casos recuperados, mais 560.

Anúncio

País

Covid-19: Máscaras não funcionam à chuva

Covid-19

em

foto: DR / Arquivo

A chuva é inimiga das máscaras cirúrgicas. A conclusão é de um grupo de investigadores sediado no Reino Unido e já recebeu apoio da Organização Mundial da Saúde, que veio aconselhar a trocar de máscara caso esta fique molhada.

De acordo com os especialistas, que enviaram uma recomendação ao governo britânico sobre esta matéria, a água tapa o fluxo de ar e reduz a filtragem do vírus, podendo mesmo tornar as máscaras ineficazes para aquilo a que se propunham – filtrar a covid-19.

Em declarações ao jornal The Times, o antigo membro da OMS, Karol Sikora, afirma que “a humidade torna as máscaras porosas” fazendo com que se “tornem vulneráveis em climas húmidos”.

“Acho que o público não tem qualquer conhecimento sobre o assunto. Devem receber conselhos claros das autoridades, especialmente devido ao período atual de chuvas fortes”, advertiu.

“É importante que saibamos que temos que trocar a nossa máscara se ela ficar húmida e que as máscaras mais caras não têm regras diferentes”, acrescentou o especialista.

Em França, já existe uma norma que apela às pessoas para andarem com mais do que uma máscara guardada, para o caso de molharem a que estão a utilizar na via pública.

Continuar a ler

País

Vacina contra a covid-19 deve chegar ainda este ano, anuncia a OMS

Programa Covax

em

Foto: DR / Arquivo

O presidente da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou que a vacina contra o novo coronavírus deve chegar ainda este ano.

“Vamos precisar de vacinas e há esperança de que até o final deste ano possamos ter uma vacina”, disse Ghebreyesus numa reunião de executivos da OMS.

O programa Covax, que conta com a adesão de 168 países, tem nove vacinas experimentais em preparação que irão permitir a distribuição de dois biliões de vacinas contra a covid-19 até ao final de 2021.

Covid-19: OMS apela aos governos que combatam cansaço da população

A zona da OMS na Europa, que inclui 53 países, incluindo a Rússia, tem mais de 6,2 milhões de casos oficiais de covid-19 e quase 241 mil mortes relacionadas com o novo coronavírus, de acordo com a tabela de vigilância da organização.

Em todo o Mundo, a covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 35,2 milhões de casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

País

Nomeados para melhor ato português dos prémios europeus da MTV revelados

Uma das categorias regionais dos prémios de música

em

Diogo Piçarra. Foto: DR / Arquivo

Os cantores Bárbara Bandeira, Bispo, Dino D’Santiago, Diogo Piçarra e Fernando Daniel estão nomeados para o “Best Portuguese Act”, uma das categorias regionais dos prémios de música do canal de televisão MTV, foi hoje anunciado.

“Já são conhecidos os nomeados da 27.ª edição dos MTV EMAs [European Music Awards] 2020, transmitida no dia 08 de novembro a partir das 19:00. Bárbara Bandeira, Bispo, Dino D’Santiago, Diogo Piçarra e Fernando Daniel são os artistas nomeados para ‘Best Portuguese Act’, a categoria que vai eleger o melhor de Portugal. As votações já estão a decorrer em https://www.mtvema.com/pt-pt”, refere a MTV Portugal num comunicado hoje divulgado.

Dos cinco nomeados, Dino D’Santiago é o único estreante nesta categoria dos prémios europeus de música da MTV (EMA, na sigla em inglês). Bárbara Bandeira e Bispo foram nomeados em 2018, ano em que o vencedor foi Diogo Piçarra, já várias vezes nomeado. Fernando Daniel foi o vencedor do “Best Portuguese Act” no ano passado.

Este ano, é Lady Gaga quem lidera as nomeações aos MTV EMA com indicações em sete categorias, incluindo Melhor Artista, Melhor Pop, Melhor Vídeo, Melhor Canção e Melhor Colaboração, estas três últimas com o tema “Rain on Me”, um dueto com Ariana Grande.

Lady Gaga disputa a categoria de Melhor Vídeo com Billie Eilish (“everything i wanted”), Cardi B (“WAP” com Megan Thee Stallion), DJ Khaled (“POPSTAR” com Drake), Karol G (“Tusa” com Nicki Minaj), Taylor Swift (“The Man”) e The Weeknd (“Blinding Lights”).

A “sensação da K-Pop” BTS e o “galáctico” Justin Bieber reúnem cinco nomeações cada, em categorias como Melhor Pop e Maiores Fãs.

À 27.ª edição, os MTV EMA ganham novas categorias: Melhor Latino, Vídeo pelo Bem e Melhor Atuação Virtual.

As votações estão abertas até ao dia 02 de novembro.

Continuar a ler

Populares