Seguir o O MINHO

Região

Covid-19: Guimarães com mais de 100 novos casos confirmados na última semana

Dados semanais da DGS

em

Foto: CM Guimarães / Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo somam 339 novas infeções de covid-19 confirmadas, desde a passada segunda-feira, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).


O Minho totaliza, assim, desde o início da pandemia 5.039 casos confirmados.

O distrito de Braga regista mais 297 novos casos. Segundo o relatório da DGS, que não coincide com os dados locais que vão sendo apurados por O MINHO, o distrito tem um acumulado de 4.375 casos confirmados.

O concelho de Guimarães é onde há um maior aumento de novos casos: são mais 108 numa semana, totalizando 933.

Famalicão é o segundo concelho do Minho com mais novos casos: 79, o que perfaz um total de 629.

Já Braga tem mais 35 casos (total 1414) e Vila Verde mais 28 (336).

De resto, quase todos os concelhos do distrito de Braga registam subidas, mas menos acentuadas. Barcelos tem agora 357 casos (mais 6 em relação à semana passada), Vizela 179 (+10), Fafe 149 (+7), Amares 100 (+6), Póvoa de Lanhoso 93 (+8), Esposende 66 (+2), Celorico de Basto 31 (+2), Cabeceiras de Basto 27 (+4) e Terras de Bouro 23 (+2).

Apenas Vieira do Minho mantém os mesmo números da semana passada: 38.

No distrito de Viana do Castelo, de acordo com o relatório, existem 42 novos casos, somando agora o Alto Minho um acumulado de 659 infeções desde o início da pandemia.

A maior subida voltou a acontecer na capital de distrito, Viana (258), que regista mais 17 novos casos de infeção.

Monção tem agora 122 casos (+6), Arcos de Valdevez 76 (+2), Ponte de Lima 47 (+3), Caminha 33 (+4), Ponte da Barca 18 (+4), Valença 16 (+2) e Cerveira 14 (+4).

Melgaço com 67 casos e Paredes de Coura com 8 não registam alterações em relação à última segunda-feira.

Portugal regista esta seguna-feira mais três mortos e 249 novos casos de infeção por covid-19, em relação a domingo, segundo o boletim epidemiológico diário da DGS.

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 60.507 casos de infeção confirmados e 1.843 mortes.

Anúncio

Guimarães

Dois feridos graves após acidente numa fábrica em Guimarães

Acidente de trabalho

em

Foto: DR

Dois homens sofreram ferimentos graves na sequência de um acidente de trabalho numa fábrica de Guimarães, ao início da madrugada desta quinta-feira, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Ao que apuramos, os trabalhadores estavam a manusear soda cáustica dentro de uma empresa situada na Rua 25 de Abril, em Ronfe, quando, por motivos desconhecidos, foram atingidos pelo produto altamente tóxico.

Uma das vítimas, de 63 anos, teve de ser entubada face às queimaduras graves que sofreu nas vias respiratórias. A outra vítima, em estado menos gravoso, sofreu queimaduras num ombro e na face.

Para o local foram acionados os Bombeiros de Guimarães com duas ambulâncias, transportando os feridos para o Hospital Senhora da Oliveira.

A vítima que ficou em estado mais grave foi acompanhada pela equipa médica da VMER de Guimarães.

A GNR esteve na empresa para apurar o que terá provocado o acidente.

O alerta foi dado às 00:10.

Continuar a ler

Braga

Vila Verde investe 150 mil euros para criar novos trilhos pedestres na natureza

Natureza

em

Foto: Domingos Costa

A Câmara de Vila Verde lançou, no passado dia 12 de outubro, a concurso público a execução de novos trilhos pedestres na natureza, com preço base de cerca de 150 mil euros.

O procedimento já foi publicado em Diário da República e contempla novos trilhos nas freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar e Valdreu.

De acordo com o objeto do contrato, esta empreitada de obras públicas ficará pelo valor de 149.642,72 euros, não havendo fase de negociação.

O prazo de execução da obra é de 120 dias, não sendo passível de renovação.

As peças do concurso, pedidos de participação e apresentação de propostas podem ser dirigidas à Unidade de Contratação Pública do Município de Vila Verde, situada nos Paços do Concelho, ou através do contacto [email protected]

De acordo com o despacho, as propostas devem ser apresentadas até ás 17:00 horas do próximo dia 09 de novembro.

Segundo a autarquia, o critério principal para a adjudicação será o preço.

Aboim da Nóbrega e Gondomar é a freguesia de Vila Verde onde decorrem mais caminhadas organizadas, existindo já trilhos anteriores mas que não estarão em boas condições.

Durante anos anteriores, milhares de pessoas calcorrearam os trilhos da Nóbrega, Vade e do Fojo do Lobo na companhia de Domingos Costa, guia da natureza e organizador de caminhadas naquele local.

Com cascatas no rio Vade, o fojo do lobo secular, capelas decoradas, rochas milenares e muito verde, a procura foi aumentando até durante a pandemia, com muita gente a tentar aproveitar o distanciamento social que o campo e a serra proporciona.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos distinguido com prémio “Viver em Igualdade”

Igualdade

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O Município de Barcelos foi distinguido com o Prémio Viver em Igualdade 2020/2021, no âmbito da iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

O Prémio “Viver em Igualdade” tem como objetivo distinguir municípios com práticas que promovam os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, designadamente nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais.

Nesta quinta edição do prémio, o júri decidiu atribuir o Prémio a 15 municípios do país, sendo que Barcelos foi distinguindo pela primeira vez.

O Município de Barcelos tem vindo a investir na implementação de uma estratégia integrada neste âmbito de intervenção. Ciente das suas responsabilidades na promoção de políticas de igualdade de género e na sequência de todas as ações até hoje implementadas nesta área, o Município considera que contribuirá para um alicerçar do seu esforço permanente de integração da dimensão de género e do conceito de cidadania ativa nas dinâmicas de desenvolvimento social local.

Para Armandina Saleiro, Vereadora do Pelouro da Ação Social, esta distinção “é um prémio simbólico que reconhece a excelência do trabalho efetuado em prol da Igualdade, uma área em que ainda há muito a fazer”. “Este reconhecimento significa que têm sido dado passos importantes a nível local que se devem, sobretudo, a diversos mecanismos que têm vindo a ser adotados de consolidação das políticas locais de promoção da igualdade de género e integrado este princípio em diferentes instrumentos estratégicos do Município”.

Na candidatura apresentada eram destacadas as principais ações desenvolvidas pelo Município de Barcelos de forma consistente ao longo dos últimos anos, no sentido da criação de condições para a promoção de um debate alargado sobre a questão da igualdade de género e para os direitos e responsabilidades do exercício de uma cidadania plena.

A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23 de outubro, em S. João da Madeira.

Continuar a ler

Populares