Seguir o O MINHO

Actual

Covid-19: Farmacêutica suíça anuncia teste serológico com 100% de sensibilidade

Pandemia

em

Foto: Twitter

A farmacêutica suíça Roche apresentou hoje um novo teste serológico com alto grau de sensibilidade e especificidade para a deteção de anticorpos em pessoas que possam ter sido infetadas com o novo coronavírus.


O presidente da empresa, Christoph Franz, destacou, numa conferência de imprensa, a “sensibilidade e especificidade extraordinariamente elevadas” – 100% e 99,81%, respetivamente e o “novo nível qualitativo” que este teste pode trazer aos estudos de medição da imunidade da população ao SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença covid-19, e a ajuda à “reabertura não só da economia, mas também da sociedade”.

A importância do novo teste foi também enaltecida pelo ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, que o considerou “um passo importante” no combate à pandemia de covid-19. Já em maio estarão disponíveis três milhões de unidades, mas prevê-se o aumento posterior da capacidade de teste para cinco milhões por mês, com o ministro a realçar a visão global que essa dimensão permite ter da disseminação do novo coronavírus na Alemanha.

Jens Spahn assegurou a disponibilização do teste a toda a população a um custo acessível e a definição de casos de cobertura pelo sistema nacional de saúde, vincando que, assim que existirem resultados conclusivos sobre o grau de imunidade após a infeção, este novo teste vai fazer “a diferença” ao nível dos conhecimentos e das medidas a adotar.

A Alemanha, o sexto país com mais casos de covid-19 no mundo, voltou a registar nas últimas 24 horas menos de uma centena de mortes (43), totalizando 6.692, com 163.175 casos registados, segundo dados oficiais.

De acordo com os dados oficiais do Instituto Robert Koch (RKI), foi o terceiro dia consecutivo abaixo da centena de vítimas mortais e o menor aumento diário desde março. O RKI revela ainda que são agora 132.700 as pessoas que recuperaram da covid-19, uma subida de cerca de 2.200 nas últimas 24 horas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Anúncio

Actual

França ultrapassa 31 mil mortos devido à pandemia

Covid-19

em

Foto: DR

França registou 46 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19 elevando o número total de óbitos desde o início da pandemia para 31.045, revelaram hoje as autoridades francesas.

Destas vítimas mortais do coronavírus, 20.517 morreram no hospital.

Ainda nas últimas 24 horas o país registou 9.784 novos casos de contágio confirmados.

O número total de casos positivos no país é agora de 404.888 e a taxa de positividade mantém-se nos 5,4%.

O número de focos de contaminação está também a aumentar com 77 novos focos a serem identificados nas últimas 24 horas, havendo atualmente 862 focos ativos em França. Destes, 127 são em lares.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Continuar a ler

Actual

Papa Francisco considera prazeres culinário e sexual “simplesmente divinos”

Religião

em

Foto: DR

O Papa Francisco, crítico do “fanatismo” por vezes instalado no seio da Igreja, considera que o prazer culinário ou sexual “é simplesmente divino”, segundo num livro de entrevistas publicado na quarta-feira em Itália.

“A Igreja condenou o prazer desumano, cru e vulgar, mas sempre aceitou o prazer humano, sóbrio e moral”, referiu o Papa, em resposta a perguntas de Carlo Petrini, um escritor e gastrónomo italiano.

Na mesma entrevista, o Papa frisou que “o prazer vem diretamente de Deus; não é católico, nem cristão, nem qualquer outra coisa, é simplesmente divino”.

“O prazer de comer serve para o manter saudável através da alimentação, tal como o prazer sexual é feito para tornar o amor mais belo e garantir a perpetuação da espécie”, acrescentou o pontífice.

O Papa opõe-se categoricamente a “uma moralidade fanática” que rejeita a noção de prazer, que existiu na história da Igreja Católica, mas constitui “uma má interpretação da mensagem cristã”.

Esta visão “causou enormes danos, que ainda hoje se fazem sentir fortemente em alguns casos”, lamenta o Papa argentino.

“Pelo contrário, o prazer de comer bem, como o prazer sexual, vêm de Deus”, insistiu o líder espiritual de 1,3 mil milhões de católicos.

No livro, o Papa sublinha de passagem a sua admiração incondicional pelo filme “Babette’s Feast”, que tem lugar numa comunidade protestante dinamarquesa ultrapuritana do século XIX, convidada para um sumptuoso banquete preparado por um cozinheiro francês que ganha a lotaria.

“Para mim é um hino à caridade cristã, ao amor”, diz o papa.

O livro “TerraFutura”, que contém três entrevistas com o Papa Francisco sobre ecologia integral, foi escrito pelo fundador mundial do conceito de “slow food” (comida lenta), criado nos anos 80, para se opor à “fast food” (comida rápida).

A publicação centra-se na visão social do Papa Francisco sobre a ecologia, expressa na encíclica “Laudato Si”, publicada em 2015.

Continuar a ler

Actual

Incêndio em Celorico de Basto já está dominado

Perto de 200 operacionais combateram as chamas

em

Foto: BV Braga / Facebook

Um incêndio florestal que lavra desde segunda-feira em Celorico de Basto já “está dominado”, estando ainda a ser combatido por 114 homens, avançou hoje fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Braga.

Fonte do CDOS de Braga adiantou à Lusa que o incêndio foi dado como dominado desde cerca das 14:55 e que no local estavam “diversas corporações de bombeiros” a combater as chamas, designadamente de Vizela, Taipas, Fafe, Celorico de Basto, Riba de Ave, Viatodos.

Incêndio em Celorico de Basto é dos mais preocupantes no país

Também dois grupos de reforço de Lisboa da GNR e da Força Especial de Bombeiros estavam no local, num total de “114 homens e 35 viaturas”.

De acordo com a fonte, o incêndio deflagrou pelas 21:24 de segunda-feira, na zona de Alfarela, na União de Freguesias de Caçarilhe e Infesta, em Celorico de Basto.

O fogo consome uma zona mista de floresta e mato, mas sem colocar casas em risco, disse a fonte.

Continuar a ler

Populares