Guimarães
Covid-19 em Guimarães fora de controlo e hospital “no limite”
Reunião da Proteção Civil
em
Por
Rui Dias
A reunião extraordinária da Proteção Civil Municipal, realizada esta segunda-feira, dia 19, deixou claro que a situação da pandemia no concelho de Guimarães é “muito grave”. Como medida preventiva, os cemitérios vão estar encerrados, no concelho, durante os dias 31 de outubro e 1 de novembro.
Ao contrário do que acontece nos concelhos limítrofes, em Guimarães, a situação da pandemia está a ficar fora do controlo das autoridades de saúde. Neste momento, não se conseguem identificar as cadeias de contágio.
“Está descontrolado no concelho. A situação é muito grave”, afirmou, no decorrer da reunião, o diretor do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho.
Cemitérios fechados nos dias 31 de outubro e 1 de novembro
Devido a esta situação foi decidido por unanimidade, nesta reunião da Proteção Civil, manter os cemitérios do concelho fechados nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. O Diretor do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho, considera que a medida se “justifica pelo momento que estamos a viver”. De acordo com o diretor do ACES do Alto Ave, “estamos perante um período excecional e grave, com consequências trágicas para a sociedade. Tudo o que tivermos de fazer para reduzir o impacto de transmissão do vírus é importante, sobretudo quando envolve momentos de questões emocionais e famílias como o ‘Dia de Todos os Santos’”, acrescentou Novais de Carvalho.
Fátima Dourado, a delegada de saúde, classificou a situação de Guimarães como “má” no que diz respeito ao controlo da pandemia. “Para evitar ajuntamentos, estas medidas devem ser tomadas a fim de interromper as cadeias de transmissão! É um dia muito particular, emotivo, propício a abraços”, sublinhou a responsável pela Saúde Pública no território de Guimarães, a propósito de Dia de Fiéis Defuntos.
Pandemia encerra cemitérios de Guimarães no Dia de Todos os Santos
Ao contrário do que acontece nos concelhos limítrofes, em Guimarães, a situação da pandemia está a ficar fora do controlo das autoridades de saúde.
Hospital de Guimarães no limite da capacidade
Também o diretor do Hospital Senhora da Oliveira reconheceu nesta reunião que a unidade está “no limite da sua capacidade de resposta”. O Hospital já tem um piso fechado devido à infeção por covid-19.
Podem ser aplicadas medidas diferenciadas em certas partes do concelho
O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apela a “um esforço de todos” para “impedir a propagação do vírus”, tendo em conta o aumento de casos positivos verificado nas últimas semanas. Domingos Bragança lembrou que o agravamento das medidas restritivas podem ser aplicadas em diferentes territórios, numa região, concelho ou freguesia. “Não queremos que tal aconteça em Guimarães. É importante envolver todos os vimaranenses neste combate, especialmente pelo compreensão e pedagogia, contando muito com a colaboração dos Presidentes das Juntas de Freguesia”, referiu, afirmando ser “fundamental que a memória dos nossos entes queridos, nos cemitérios, seja realizada de modo diferente ou com antecedência, perante um quadro excecional que se vive devido à pandemia da covid-19. Reuni com Arcipreste, Padre Samuel Vilas-Boas, que também manifestou compreender esta medida tendo em atenção a evolução negativa desta infeção”.
A reunião contou com a participação da delegada de Saúde Pública, Hospital de Guimarães, diretor executivo do ACES do Alto Ave, presidentes de Juntas de Freguesia, Bombeiros de Guimarães e Bombeiros das Taipas, PSP e GNR, que manifestaram total concordância com a proposta apresentada por Domingos Bragança.

Leia Também
EMA decide dia 11 de março aprovação da vacina da Janssen
João Sousa derrotado na estreia no ATP 250 de Buenos Aires
Guimarães investe 8 mil euros em espólio fotográfico com 40 anos de cidade
Talkdesk quer recrutar 500 pessoas este ano (e procura talentos em Braga e Guimarães)
“Portugal não pode esquecer o que aconteceu no trágico mês de janeiro”
Centro de acolhimento de sem-abrigo de Braga acolhe 18 pessoas
Populares
- Alto MinhoHá 2 dias
Alto Minho passa a ter notas de zero euros
- BragaHá 4 horas
Carro cai numa ravina em Póvoa de Lanhoso e faz um ferido
- AveHá 2 horas
Jovem de 20 anos fica com a perna lacerada numa fresa de trator em Cabeceiras de Basto
- RegiãoHá 23 horas
Grupo com stands em Braga, Barcelos e Viana faturou 142 milhões. “Melhor ano de sempre”