Guimarães
Couros Património da Humanidade: Uma promessa com sete anos em Guimarães
Cultura
em
Por
Rui Dias
Em 2013, a Câmara de Guimarães aprovou a candidatura da zona de Couros a Património da Humanidade. Pretendia-se juntar esta zona ao Centro Histórico, classificado pela UNESCO, em 2001. Passados sete anos sobre a proclamação desta vontade, ainda não se ultrapassou a primeira etapa, o reconhecimento como Monumento Nacional.
A autarquia, pela voz do vereador Seara de Sá, afirma que “já fez o que lhe competia” e lamenta a falta de celeridade de outras instituições. O vereador do urbanismo alega que a Câmara enviou toda a documentação para a Direção-Regional de Cultura do Norte, em 2018, solicitado um pedido de esclarecimentos. Na altura, de acordo com Seara de Sá, a resposta foi a de que “a situação estava em análise.”
O vereador do PSD, Ricardo Araújo, tem sido particularmente ativo no acompanhamento deste processo. “Vemos com alguma preocupação o atraso, independentemente das dificuldades administrativas, burocráticas que vão surgindo, porque é importante que haja uma determinação política consistente para fazer face ao desafio que é unânime no executivo municipal vimaranense”, declarava o vereador social-democrata, em abril de 2019, perante a falta de avanços.
Para que possa candidatar-se à classificação pela UNESCO como Património da Humanidade, Couros terá primeiro de ser reconhecida como Monumento Nacional. É a conclusão deste processo que se aguarda deste 2013, para que a se possa avançar com um projeto que reúne a unanimidade entre a vereação da Câmara vimaranense.
Na última reunião de Câmara, na segunda-feira, dia 11 de janeiro, o vereador Ricardo Araújo, voltou a levantar a questão. Ficou a saber-se que a Câmara aguarda, ainda, uma decisão da Direção-Geral do Património Cultural para a classificação daquela área como Monumento Nacional. “Se do ponto de vista técnico está tudo feito pela autarquia e se as instituições nacionais com competência nesta área não estão a corresponder, é necessária uma intervenção política do presidente da Câmara junto do poder central. É importante que isto continue como prioridade política da autarquia”, conclui o vereador Ricardo Araújo.
Na sequência destes últimos desenvolvimentos, também os deputados do PSD, eleitos pelo círculo de Braga, decidiram questionar a ministra da Cultura. Os sociais democratas querem saber quando foi rececionado no Ministério da Cultura o pedido da Câmara Municipal de Guimarães com vista à classificação da designada zona de Couros a Património Nacional e a razão do atraso na avaliação da decisão.
A zona de Couros guarda sinais de uma antiga indústria vimaranense, a manufatura de peles. A zona extramuros de Couros, já na Idade Média, era conhecida por esta atividade. Ainda hoje é possível, num simples passeio a pé encontrar os vestígios desta antiga atividade, os tanques de curtimenta, junto à ribeira de Couros.
Os rendimentos gerados por esta atividade terão contribuído para o desenvolvimento de outras indústrias, como o calçado e para a projeção económica de Guimarães.
A partir da década de 60 do século XX esta indústria entrou em declínio na zona de Couros, acompanhando a evolução da conjuntura económica internacional. A insalubridade dos processos produtivos, o atraso tecnológico e a transferência dos investimentos para a indústria têxtil, levaram ao progressivo desaparecimento desta atividade.
A última fábrica de curtumes, nesta zona que se pretende ver classificada, encerrou em 2005.

Leia Também
Cinco anos depois, Gisela João apresenta nova canção (o álbum chega em abril)
Guimarães passa a dar prémios aos cidadãos que reciclam
Jovem detido por arrombar e assaltar cabeleireiros, clínicas e cafés em Guimarães
Ex-presidente do Instituto da Habitação acusa Câmara de Guimarães de “fugir com o rabo à seringa”
Ponte de Lima restaurou pinturas a óleo dos evangelistas no Museu dos Terceiros
Refeições e livros ao domicílio para “alimentar” alunos carenciados de Guimarães
Populares
- BarcelosHá 7 horas
Ladrões apanhados por populares a assaltar armazém em Barcelos vão parar ao hospital
- BragaHá 1 dia
Patriarca cigano é preso por forçar casamento de jovem institucionalizada em Braga
- Viana do CasteloHá 21 horas
Acidente com camião condiciona A28 em Viana e deixa jovem mulher em estado grave
- PaísHá 2 dias
Graça Freitas admite cenário de nova escalada da pandemia em Portugal