Seguir o O MINHO

Região

Costa sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Aviso meteorológico

em

Foto: DR / Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo (assim como outros quatro) estão hoje sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Para além do Minho, também Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão hoje condicionadas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde na região Sul e interior Norte e Centro, e períodos de chuva fraca a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, por vezes moderada no Minho e Douro Litoral até meio da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante oeste nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Centro e no interior da região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Braga e Viana do Castelo) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 19 (em Faro e Santarém).

Anúncio

Barcelos

Dois feridos em agressões à porta de café em Barcelos, pouco antes do recolher obrigatório

Agressões

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO / Arquivo

Dois homens sofreram ferimentos na sequência de agressões junto a um café em Barcelos.

As vítimas estariam a agredir-se à porta do café Cruzeiro, na freguesia de Encourados, quando a polícia foi chamada por populares.

Uma patrulha da GNR deslocou-se no imediato ao local, assim como os Bombeiros de Barcelinhos, com duas ambulâncias.

As duas vítima foram transportadas para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros.

Desconhecem-se os motivos da altercação.

Uma das vítimas tem 47 anos e a outra 50. Ambas são do sexo masculino e foram identificadas pelos militares da guarda.

O alerta foi dado às 22:32, cerca de meia hora antes do horário estipulado para o recolher obrigatório a que aquele concelho também está sujeito.

Continuar a ler

Braga

Póvoa de Lanhoso com projeto que mitiga solidão da população sénior em tempo de pandemia

Covid-19

em

Foto: CM Póvoa de Lanhoso

“Proximidade d’Ouro” é o mais recente projeto que a Câmara da Póvoa de Lanhoso tem vindo a promover junto da população sénior do concelho.

Reconhecendo os impactos sociais, físicos, emocionais e psicológicos gerados por este tempo de pandemia que atravessamos, esta iniciativa visa contactar as pessoas utentes dos Centros de Convívio e as pessoas idosas do concelho da Póvoa de Lanhoso, em especial, quem está sozinho ou isolado, anunciou hoje a autarquia.

Proporcionar momentos de proximidade e de atividades diversificadas a esta população, mitigando assim o sentimento de solidão e o impacto causado pela pandemia de covid-19, são os objetivos deste projeto “Proximidade d’Ouro”.

Numa primeira fase, além de monitorizar o contexto e de partilhar uma conversa, os técnicos e as técnicas da Autarquia entregam um livro de exercícios/jogos de estimulação cognitiva e aplicam um questionário a cada utente para avaliação de sintomatologia psicológica relativa à ansiedade e depressão, cujos resultados serão posteriormente analisados pelos Serviços de Psicologia do Município, permitindo fazer a triagem de situações merecedoras de atenção específica e de encaminhamento.

Nos contactos seguintes, serão desenvolvidas atividades como ginástica geriátrica, música e dança, de entre outras, sempre com estrito cumprimento de todas as medidas de segurança impostas e recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

De referir que são cerca de 160 as pessoas que frequentam os diversos Centros de Convívio da rede dinamizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Continuar a ler

Alto Minho

Misericórdia de Ponte de Lima testa segundo lar após infeção em utente

Covid-19

em

Foto: SCMPL

Um utente de um lar da Misericórdia de Ponte de Lima testou hoje positivo à covid-19, sendo que, na quarta-feira, a Santa Casa «vai realizar testes a todos os idosos e funcionários, disse à Lusa o provedor.

Contactado pela agência Lusa, Alípio de Matos explicou que “hoje de manhã foram detetados sintomas ligeiros em quatro utentes da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) Cónego Correia, que poderiam ser associados à covid-19”.

“Em articulação com o médico do Centro de Saúde de Ponte de Lima, foram realizados os respetivos testes de deteção da SARS-CoV-2. Dos quatro utentes testados, três tiveram resultado negativo e um utente apresentou resultado positivo de pesquisa para SARS-CoV-2”.

Na quarta-feira “será efetuada a testagem a todos os utentes e colaboradores da ERPI Cónego Correia”.

Aquela estrutura que acolhe 91 utentes e tem mais de 40 funcionários.

Além da ERPI Cónego Correia, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima detém outro lar, no centro da vila. Do total de 45 utentes, 32 estão infetados. Dos 38 trabalhadores, seis contrariam o vírus.

Na segunda-feira, o provedor confirmou a morte de uma utente de 92 anos, infetada por SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.021 pessoas dos 187.237 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Populares