O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que no encontro que teve com António Guterres lhe reiterou o apoio de Portugal às suas ações e prometeu continuar “voz ativa” em defesa das suas propostas como secretário-geral da ONU.
“No encontro que mantive com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterei o apoio de Portugal às ações que tem levado a cabo para responder aos desafios atuais”, escreveu primeiro-ministro na sua conta na rede social Twitter.
“Continuaremos a ser uma voz ativa na defesa das propostas das Nações Unidas e do seu secretário-geral”, acrescentou António Costa.
No encontro que mantive com o Secretário Geral das @UN, @antonioguterres, reiterei o apoio de #Portugal às ações que tem levado a cabo para responder aos desafios atuais.
Continuaremos a ser uma voz ativa na defesa das propostas das Nações Unidas e do seu Secretário-Geral. pic.twitter.com/dFPKI9KAW2— António Costa (@antoniocostapm) September 22, 2022
O encontro realizou-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
António Costa chegou a Nova Iorque na segunda-feira para participar no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em que irá intervir hoje à tarde, já de noite em Portugal.
Será a sua terceira intervenção no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 membros da ONU, em que participou em 2017 e em 2020 – nessa segunda vez não presencialmente, mas por videoconferência, devido à pandemia de covid-19.