Arquivo

Costa quer que exportações representem 50% do PIB nesta década

Economia
Costa quer que exportações representem 50% do pib nesta década

O primeiro-ministro afirmou este domingo que o Governo pretende garantir que, nesta década, as exportações representam mais de 50% do PIB, considerando que a escolha de Portugal como país parceiro da feira de Hannover, na Alemanha, poderá ajudar nesse desígnio.

Num encontro com empresários portugueses na feira de Hannover, António Costa sublinhou que a escolha de Portugal como país parceiro do certame é uma “enorme oportunidade” para as empresas portuguesas, uma vez que se trata da “maior montra mundial de quem produz ou presta serviços para a indústria”.

“Para o país é também da maior importância, porque temos todos uma meta, que é, nesta década, garantirmos que as exportações passam a representar mais de 50% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), e isso só se faz tendo cada vez serviços e bens de maior valor acrescentado”, frisou o primeiro-ministro.

Nesse sentido, Costa reiterou que a presença de empresas portuguesas na feira de Hannover “é absolutamente essencial, porque irá seguramente alavancar o aumento e o crescimento” das exportações portuguesas”.

“Temos todas as condições para o conseguir e o contexto é um contexto que nos favorece, porque é um contexto de reindustrialização da Europa, de transição energética, de transição digital e onde, portanto, vai ser necessário adquirir cada vez mais produtos e serviços como aqueles que vocês produzem ou que prestam” sublinhou.

Com o slogan “Portugal faz sentido”, a Hannover Messe’22 – considerada a maior feira de indústria do mundo – começa este domingo, 29 de Maio, e termina na quinta-feira, 2 de Junho, tendo escolhido Portugal como país parceiro para a edição deste ano.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro, 109 empresas portuguesas irão participar no certame, desenvolvendo “actividades nas áreas de soluções de engenharia, soluções de energia e ecossistemas digitais”.

À margem da feira de Hannover – que vai inaugurar esta tarde com Olaf Scholz –, António Costa vai também jantar com o chanceler alemão, num encontro fechado à comunicação social.

Na segunda-feira de manhã, o primeiro-ministro e o chanceler alemão irão visitar pavilhões nacionais na feira, antes de se deslocarem a Bruxelas, onde, nessa tarde e na segunda-feira, participam na reunião do Conselho Europeu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Zelensky demite chefe de segurança de kharkiv que "não trabalhava na defesa da cidade"

Zelensky demite chefe de segurança de Kharkiv que "não trabalhava na defesa da cidade"

Próximo Artigo
Ministro considera haver condições para enfrentar incêndios em verão "muito exigente”

Ministro considera haver condições para enfrentar incêndios em verão "muito exigente”

Artigos Relacionados