Arquivo

Costa mantém apoio a proibição de novos carros a combustão após 2035

Pacto Ecológico Europeu
Costa mantém apoio a proibição de novos carros a combustão após 2035
Foto: DR / Arquivo

Portugal mantém o apoio à proposta de proibição das vendas de automóveis novos a combustão a partir de 2035, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, e que a Alemanha e Itália anunciaram querer rever, disse hoje o primeiro-ministro.

“Não, Portugal não está a pensar mudar de posição, acho que é muito claro que devemos manter as nossas metas para a transição ecológica”, disse António Costa, em declarações aos jornalistas no final do Conselho Europeu.

O primeiro-ministro destacou a necessidade da descarbonização da economia, que deve ser concretizada “tendo uma visão aberta sobre o conjunto das tecnologias que pretendem alcançar este objetivo”, de atingir a neutralidade climática da União Europeia (UE) até 2050.

Costa salientou a existência de alternativas aos motores de combustão a gasolina e diesel, como as baterias a lítio, e que a tecnologia está em constante evolução, como no que respeita ao hidrogénio.

A Comissão Europeia propôs a proibição de venda, na UE, de novos automóveis ligeiros com motores de combustão a partir de 2035, num esforço de luta contra as alterações climáticas.

Recentemente, a Alemanha contestou esta decisão, com a qual já tinha concordado, propondo uma exceção para veículo movidos a biocombustível.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em guimarães para investimento de 10 milhões

Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões

Próximo Artigo
Bombeiros fazem buscas no rio cávado em barcelos após "falso alarme"

Bombeiros fazem buscas no rio Cávado em Barcelos após "falso alarme"

Artigos Relacionados