Arquivo

“Ontem foi ontem, hoje é um novo dia. Olhe para o céu, está tão bonito”

“ontem foi ontem, hoje é um novo dia. Olhe para o céu, está tão bonito”
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo (2023)

A situação de João Galamba já foi assunto para António Costa durante a sua visita a Braga. O primeiro-ministro garantiu que não teme receber um telefonema do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num momento que a oposição pede a dissolução do Governo.

“A vida política é menos ficção do que julgam, é muito mais normal. Eu nunca temo receber um telefonema do senhor Presidente da República. É sempre um gosto receber um telefonema do senhor Presidente da República”, disse o primeiro-ministro aos jornalistas.

Ao ser questionado sobre a decisão de manter o ministro das Infraestruturas, Costa não se alongou e tentou desviar o assunto.

“Cada dia é um dia, o que ficou decidido ontem, ontem ficou decidido, hoje é um novo dia e é um novo dia de trabalho”, disse:

“Ontem foi ontem, hoje é um novo dia. Olhe para o céu, está tão bonito”.

Nos últimos dias, o ministro das Infraestruturas tem estado envolvido em polémica com o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro, que demitiu há uma semana, sobre informações a prestar à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

O caso envolveu denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestrutura e furto de um computador portátil, já depois de ter sido demitido, e a polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do Serviço de Informações e Segurança (SIS) na recuperação desse computador.

Na terça-feira, durante a manhã, o primeiro-ministro recebeu o ministro João Galamba na residência oficial de São Bento. Depois, de tarde, esteve no Palácio de Belém, entre cerca das 17:00 e as 18:45, numa audiência que solicitou ao Presidente da República.

Perto das 20:20, o ministro das Infraestruturas divulgou um comunicado a informar que “no atual quadro de perceção criado na opinião pública” tinha apresentado o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, “em prol da necessária tranquilidade institucional” – que António Costa recusaria cerca de meia hora depois.

Sobre a ausência de Galamba hoje em Braga, António Costa respondeu que o ministro já vai ter agenda na cidade amanhã.

Com o Governo ‘deslocado’ para Braga, o executivo terá mais de 90 iniciativas neste distrito centradas nos temas da inovação, qualificações e mobilidade, realizando visitas e ações no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, divulgou a tutela.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mundo deve preparar-se para novos recordes de temperaturas devido ao el niño

Mundo deve preparar-se para novos recordes de temperaturas devido ao El Niño

Próximo Artigo
Gnr sinalizou 14. 298 situações de incumprimento na limpeza de terrenos

GNR sinalizou 14.298 situações de incumprimento na limpeza de terrenos

Artigos Relacionados