Arquivo

Costa assinala Dia Contra a Homofobia com mensagem em defesa de uma sociedade livre

LGBT
Costa assinala dia contra a homofobia com mensagem em defesa de uma sociedade livre
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo (2019)

O primeiro-ministro assinalou hoje o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia com uma mensagem em que salienta que uma sociedade “verdadeiramente livre” não discrimina ninguém e em que promete combate a todas as formas de ódio.

“Uma sociedade verdadeiramente livre e tolerante é aquela que aceita todos como iguais e não discrimina ninguém. Neste Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, reafirmamos o empenho no combate a todas as formas de ódio”, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

O Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia é assinalado hoje, numa altura em que a Agência Europeia de Direitos Fundamentais (FRA) alerta para a persistência de níveis altos do medo, violência e discriminação na Europa.

Para assinalar a data, a ILGA refere os resultados de um inquérito realizado em Portugal, em que 68% das pessoas confirmam que o preconceito e intolerância desceu no país nos últimos cinco anos, muito acima da média europeia, que é de 40%.

Contudo, esta associação defende que “tal não significa que o país já seja aberto e seguro para a visibilidade das pessoas LGBTI e das suas famílias, já que “mais de metade das pessoas (57%) evitam frequentemente ou sempre andar na rua de mãos dadas com a/o parceira/o do mesmo sexo em Portugal”.

O Governo também se juntou a esta data, tendo iniciado na sexta-feira uma campanha de “tolerância zero” contra a discriminação de pessoas LGBTI.

A campanha DireitosLGBTISãoDireitosHumanos estará visível nas redes sociais e conta com um vídeo de apelo ao respeito pelos direitos das pessoas Lésbicas, Gay, Bissexuais, Transgénero e Intersexo (LGBTI), filmado por figuras públicas e representantes de ONG que trabalham com esta comunidade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pcp faz comício em lisboa contra retirada de direitos no dia 07 de julho

PCP faz comício em Lisboa contra retirada de direitos no dia 07 de julho

Próximo Artigo
Pela primeira vez, monção tem mais casos covid recuperados do que ativos

Pela primeira vez, Monção tem mais casos covid recuperados do que ativos

Artigos Relacionados