‘Autismo – Um passo pela inclusão’ é o mote da 10.ª Caminhada da AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, iniciativa solidária que se realiza hoje com o apoio do Município de Braga e que tem como madrinha a ex-campeã olímpica Rosa Mota.
A Caminhada tem um percurso aproximado de 5 km, com partida na Avenida Central, pelas 10:00, percorrendo a Avenida da Liberdade, Avenida João XXI até à Rotunda Ibero-Americana (junto ao hotel Meliá), fazendo o regresso pela Avenida 31 de Janeiro até terminar na Avenida Central.
Os interessados em participar podem efectuar a sua inscrição no próprio local do evento, tendo a mesma o custo simbólico de 2,5 euros, com oferta de um kit de participação.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, elogiou o trabalho da AIA, que responde a uma “necessidade premente da população”. “É uma instituição que tem sido um exemplo de boa gestão e que tem registado um crescimento sustentado dos seus projectos e instalações”, disse em comunicado, apelando aos Bracarenses para aderirem a esta causa e usufruírem de uma manhã de ´convívio e boa disposição´.
Eduardo Ribeiro, presidente da AIA, referiu que já estão inscritas mais de 7 mil pessoas. “Associamos esta caminhada Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que na Europa afecta cerca de 1% da população. Por outro lado, é uma actividade que nos permite angariar fundos e equilibrar as contas da Associação”, disse, adiantando que a AIA apoia mais de 45 crianças por ano na parte da intervenção precoce e que o seu Centro de Actividades Ocupacionais tem capacidade para 14 pessoas.