Coro de 20 mulheres representa Viana do Castelo em Itália

CantoenCanto
Foto: DR

O Coro CantoenCanto, composto por 20 mulheres, representou Viana do Castelo e Portugal no projeto internacional “My Voice for You”, que decorreu na cidade italiana de Palermo, entre 09 e 12 de maio, foi hoje divulgado.

Este encontro reuniu mais de 200 coralistas numa “celebração da paz, dos direitos humanos e da força transformadora da música”.

Com concertos realizados no emblemático Teatro Politeama Garibaldi e na imponente Igreja de Santa Maria degli Angeli alla Gancia, o evento destacou-se pela “intensidade emocional, pelo intercâmbio cultural e pelo profundo espírito de partilha entre coros e maestros de diferentes origens”.

Foto: DR

Em comunicado, o coro refere que a sua participação foi “especialmente marcante”, levando a palco a “identidade e a alma de Viana do Castelo, num testemunho artístico e humano que emocionou o público e os participantes”.

Foto: DR

A iniciativa teve ainda um momento de “grande simbolismo” com a presença de Samira Karimyar, jovem afegã refugiada residente em Viana, que se juntou ao grupo nesta viagem.

Ativista pelos direitos das mulheres, Samira teve oportunidade de se encontrar com outras jovens afegãs envolvidas no projeto, partilhar a sua história em palco e dar voz a “causas que transcendem fronteiras, tanto nos concertos como nas entrevistas que concedeu”.

Segundo Liliana Quesado, fundadora e maestrina do Coro CantoenCanto, “foi uma experiência indescritível e inesquecível, que ficará para sempre na memória de todos”.

“A música tem o poder de unir o mundo, e este projeto foi prova disso. Sentimo-nos profundamente gratas pela forma como fomos acolhidas, pela força humana vivida em palco e pelas amizades criadas. Como maestrina, não poderia estar mais orgulhosa do meu coro e da forma como representamos a nossa cidade e o nosso país”, acrescentou, citada em comunicado, agradecendo à autarquia pelo apoio.

O Coro CantoenCanto tem como objetivo trazer o projeto “My Voice for You” até Viana do Castelo, promovendo assim um “novo encontro entre vozes que se unem para transformar o mundo — uma nota de esperança, cultura e união através da música”.

Este coro nasceu em janeiro de 2024, em Viana do Castelo, pela mão da maestrina Liliana Quesado, com o objetivo de “dar voz à partilha, à amizade e à transformação social através da música”.

É um coro feminino composto por cerca de 35 elementos, dos 10 aos 70 anos, provenientes de diferentes áreas profissionais e percursos de vida, muitos dos quais a cantar em grupo pela primeira vez.

“Desde a sua fundação, o coro tem vindo a destacar-se pela sua energia, envolvimento comunitário e sensibilidade artística, participando em eventos culturais e solidários a nível local, regional e internacional. O CantoenCanto acredita que cantar é também uma forma de agir, e que cada voz, unida às demais, pode transformar o mundo”, lê-se na sinopse partilhada com o nosso jornal.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados