Arquivo

Cooperativas dizem ser “imoral” subida no gasóleo agrícola

Pedem travão nos aumentos
Cooperativas dizem ser “imoral” subida no gasóleo agrícola
Foto: DR / Arquivo

A confederação das cooperativas agrícolas defendeu hoje ser “imoral” uma nova subida no gasóleo colorido, que é agora “65% mais caro” do que em 2021, afetando “de forma insustentável” a atividade, pedindo, por isso, um travão aos aumentos.

“A Confagri [Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal] considera imoral o novo aumento do gasóleo para a agricultura e apela à neutralidade fiscal”, apontou, em comunicado.

Segundo os dados apontados por esta confederação, com o preço do gasóleo colorido a subir mais 10 cêntimos, este é agora 65% mais caro do que em igual período de 2021.

Esta situação afeta “de forma insustentável” a atividade de um setor “estratégico e imprescindível, tanto do ponto de vista económico como social”.

Apesar de reconhecer “o esforço” do Ministério da Agricultura e da Alimentação em responder a problemas como a seca e a guerra na Ucrânia, a Confagri vincou que os apoios tomados são “insuficientes”, sendo necessárias medidas “mais robustas e imediatas”.

A subida verificada no gasóleo colorido vem aumentar as dificuldades da maioria das atividades agrícolas, colocando em risco a sua “manutenção e sustentabilidade”, alertou, pedindo um “travão a estes aumentos”, que ocorrem, de forma consecutiva, desde 2020.

A Confagri indicou ainda que, em junho de 2020, o preço do gasóleo agrícola rondava os 0,72 euros por litro, sendo que agora está fixado em 1,62 euros por litro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo defende que já todos os portugueses se devem ter reconciliado com saramago

Marcelo defende que já todos os portugueses se devem ter reconciliado com Saramago

Próximo Artigo
Ministério público recusa afastamento da procuradora no caso football leaks

Ministério Público recusa afastamento da procuradora no caso Football Leaks

Artigos Relacionados