Em 2024, a cadeia de supermercado Continente “salvou” cerca de 496 mil refeições que seriam desperdiçadas apesar do seu bom estado oferecendo-as a instituições do distrito de Braga, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a marca da Sonae adianta que, ao longo do último ano, voltou a doar os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas.
Assim, “através da Missão Continente, a ajuda chegou a 72 instituições de apoio social e de bem-estar animal de Braga, com o equivalente a mais de 1,8 milhões de euros em doações”.
“Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, permitiram salvar cerca de 496 mil refeições no distrito”, salienta o comunicado.
O Continente salienta que a iniciativa visa aproximar a marca do objetivo de “reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em dois anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030”.
A nível nacional, a Missão Continente doou cerca de 30 milhões de euros em bens alimentares e não alimentares a 1.099 instituições.
“Em excedentes alimentares esse apoio totalizou mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas”, conclui o Continente.