A Continental já inaugurou o Centro de Soluções em Lousado, no concelho de Famalicão, na quinta-feira. A nova empresa criou 80 postos de trabalho, número que “deverá ser duplicado até 2026”.
Em comunicado, a multinacional alemã explica que o Centro de Soluções está localizado nas imediações da fábrica de pneus e que “as equipas interdisciplinares estão a impulsionar diversos projetos direcionados para a digitalização”.
“A empresa recrutou especialistas das áreas de Tecnologias de Informação, inteligência artificial e análise aplicada, comércio electrónico e engenharia industrial. Estes especialistas têm como missão apoiar a digitalização de soluções de pneus, bem como os processos de produção e as operações comerciais do Setor de Pneus da Continental. Com aproximadamente 80 colaboradores, a fabricante de pneus está a reforçar a sua equipa global de vários especialistas de tecnologias de informação, bem como funções relacionadas. O seu número deverá ser duplicado até 2026”, refere o comunicado.
“Estamos constantemente concentrados em soluções digitais de pneus, comércio eletrónico e aplicações industriais 4.0. Em Lousado, profissionais altamente qualificados apoiam a nossa equipa global de pneus: em novos modelos de negócios digitais e no nosso ecossistema de soluções digitais para os nossos pneus premium”, disse Kötz, durante a cerimónia de abertura, citado no comunicado.
Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor e um dos membros da gestão do Centro de Soluções, acrescentou: “A Continental está mais uma vez a expandir as suas atividades em Lousado. O nosso novo Centro de Soluções está localizado na proximidade da nossa fábrica de pneus de última geração. As duas empresas irão trabalhar em estreita colaboração. E as universidades da região são ideais para o recrutamento de novos profissionais altamente qualificados”.
Inteligência artificial
O valor acrescentado do Centro de Soluções já está na prática em funcionamento. Um exemplo, é um projeto sobre o controlo de qualidade dos pneus. Colaboradores de Lousado e da equipa de Análise Aplicada & Inteligência Artificial da central global de investigação e desenvolvimento do Setor de Pneus em Hannover colaboraram com sucesso neste projeto. Testaram como a inteligência artificial pode ser utilizada na inspeção final dos pneus.
“No futuro, a inteligência artificial será capaz de detetar até os mais pequenos desvios, a maioria dos quais são muito difíceis de perceber para o olho humano. Ao mesmo tempo, os dados obtidos fornecerão aos peritos pistas valiosas para a optimização contínua dos processos de produção de pneus. Este novo tipo de controlo de qualidade de pneus apoiado pela IA deverá agora ser também utilizado noutras fábricas de pneus da Continental”, refere o comunicado.
Outra equipa de Lousado apoia o novo e futuro desenvolvimento de soluções digitais de frota, tais como a solução de gestão de pneus ContiConnect. Este projeto oferece a monitorização de pneus apoiada digitalmente. Permite uma gestão mais fácil, mais eficiente e mais sustentável dos pneus. A pressão, a temperatura e a quilometragem dos pneus são monitorizadas e delas derivam recomendações específicas de ação. Isto é feito através da ligação de pneus com sensores, dados de telemetria, algoritmos e a nuvem. Desta forma, é possível evitar perfurações e falhas relacionadas com pneus e planear melhor os tempos de serviço e manutenção.
“Isto garante significativamente mais segurança e produtividade a custos mais baixos, por exemplo, através de um baixo consumo de combustível. Partes das infraestruturas informáticas, bem como as aplicações associadas e interfaces de utilizador baseadas na web foram desenvolvidas no novo Centro de Soluções da Continental”, acrescenta.
A Continental é um dos maiores empregadores industriais da região e a quarta maior empresa de exportação em Portugal. Os pneus para automóveis de passageiros, maquinaria agrícola e veículos todo-o-terreno são fabricados em Lousado.