Construtora de Famalicão já ergue viaduto com 800 m³ de betão em Celorico de Basto

Novo troço da Via do Tâmega
Imagem: Grupo ACA

O Grupo ACA, de Famalicão, já constrói um dos dois viadutos integrados num dos troços da Via do Tâmega, em Celorico de Basto.

De acordo com a empresa, a ligação entre as localidades de Lordelo e Corgo, uma variante à EN 210, conta com dois viadutos e uma ponte sobre o rio Veade.

O denominado “Viaduto V1” conta com uma extensão de 78 metros e pilares que atingem 15 metros de altura, esta estrutura conta com 800 m³ de betão e mais de 80 toneladas de aço.

“Uma construção que faz a diferença na mobilidade da região, conectando Corgo a Mondim de Basto”, nota o Grupo ACA.

No total, a empresa está responsável por uma extensão de 3.282 metros desta via.

“A via possui um perfil transversal tipo 1 × 1 vias (1 × 3,50m) em secção corrente, com bermas direitas de 1.50 metros de largura cada. Numa extensão de 1115 metros, caracterizada por uma inclinação superior a 7%, o perfil tipo será complementado com uma via adicional para veículos lentos”, lê-se no ‘site’ do Grupo ACA.

A Infraestruturas de Portugal, no Estudo de Impacto Ambiental, considera que este projeto permitirá “reduzir o tempo de percurso entre Celorico de Basto e a A7, em particular do tráfego de veículos pesados provenientes dos Parques Empresariais aí existentes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x