A empresa DST, de Braga, realizou recentemente uma visita técnica à obra “Intervenção de Natureza Estrutural para evitar derrocadas na encosta do Forte de São Filipe – 2ª fase”, em Setúbal, em parceria com a delegação local da Ordem dos Engenheiros.
Durante a visita, que contou com cerca de 30 participantes, foram apresentadas as soluções técnicas implementadas e os desafios enfrentados até ao momento. Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de percorrer as várias frentes de obra e esclarecer dúvidas com os responsáveis pelo projeto.







Fotos: DST
A obra, adjudicada à DST por cerca de 4,18 milhões de euros (4.179.983,98 euros) e financiada pelo POSEUR, tem como objetivo garantir a segurança e a estabilidade da encosta do Forte de São Filipe, classificado como monumento nacional. A intervenção inclui a instalação de microestacas, ancoragens definitivas e injeção de argamassas para a consolidação do solo.
O projeto tem um prazo de execução de 480 dias.
A empreitada é apoiada pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, cujo financiamento será de 75 por cento, e a comparticipação do Estado em 25 por cento, através de um protocolo firmado entre a Câmara de Setúbal, o Estado português, a Empresa Nacional de Turismo e o LNEC.