O Grupo DST, de Braga, e a Ordem dos Arquitetos lançam a 2.ª Edição do Prémio Manuel Graça Dias DST — Ordem dos Arquitetos, Primeira Obra, que será apresentado já no próximo dia 29 de outubro, às17:00, no Auditório Vítor Aguiar e Silva, no campus da DST, em Braga.
Em comunicado, a empresa adianta que as candidaturas poderão ser apresentadas entre 29 de outubro e 15 de janeiro de 2025 e o vencedor será divulgado até 28 de março do próximo ano, sendo o júri composto pelos seguintes arquitetos: Egas José Vieira, o Presidente; Patrícia Rocha Leite e José Manuel Castro Carvalho Araújo.
“Com o objetivo de reconhecer e celebrar a qualidade da arquitetura, de arquitetos com formação recente, incentivando, não só a prática profissional e a inventividade, as considerações ambientais e as boas-práticas, como o arquiteto como profissional, crítico, editor e divulgador”, explicou José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, citado no comunicado.
“Manuel Graça Dias é um nome icónico na arquitetura nacional e internacional e um dos mais generosos, coloridos, inconformistas e ecléticos da sua geração, pelo que jamais poderíamos deixar de o celebrar e homenagear. Que o seu nome sirva de inspiração a esta nova geração de talentos portugueses”, acrescentou ainda o presidente do grupo bracarense.
A entrega do prémio, inteiramente financiado pelo dstgroup, ao vencedor, no valor de 20.000 euros, está prevista para 2025, no dia 11 de abril, data do aniversário de Manuel Graça Dias.
Na cerimónia de lançamento desta segunda edição estarão presentes e discursarão o Arquiteto Eduardo Souto Moura; o Presidente do júri, Arquiteto Egas José Vieira; o presidente do dstgroup, José Teixeira e o presidente da Ordem dos Arquitetos, Arquiteto Avelino Oliveira.