Arquivo

Construção de túnel para alta velocidade na Galiza é “primeiro sinal de compromisso”, diz Ricardo Rio

É um passo “crucial” para a ligação Porto-Vigo
Construção de túnel para alta velocidade na galiza é "primeiro sinal de compromisso", diz ricardo rio

A notícia da publicação do estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo, na Galiza, Espanha, que contempla a construção de um túnel entre Vigo e Porriño, de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Portugal, foi elogiada pelo vice-presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, considerando a obra como “um primeiro sinal de compromisso” do governo espanhol.

Em declarações a O MINHO, o também presidente da Câmara de Braga refere que a publicação do estudo é vista, tanto na sua perspectiva como na do Eixo Atlântico, como “uma notícia muito positiva porque finalmente dá eco às reivindicações que fazemos há já vários anos”.

O edil de Braga, concelho que, a par de Valença, contemplará uma estação de Alta Velocidade entre a ligação Vigo-Porto, considera este novo tramo, entre Porriño e Vigo como “crucial para a ligação Ferrol – Lisboa, ou Porto-Vigo na sua versão mais próxima”.

E não tem dúvidas: “É um primeiro sinal de compromisso do governo espanhol com essa obra fundamental”.

“O Eixo já apresentou há alguns anos um estudo técnico a defender esta solução que está no nosso site. Falta agora o estudo informativo previo para o túnel que o governo espanhol vai contratar e fazer a parte mais fácil, Porriño-Tui”, considerou.

Como O MINHO noticiou em primeira mão, o Governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez publicou no passado dia 16 de março, após larga espera do lado português, um estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Valença, onde foram apresentadas duas propostas consideradas viáveis.

Entre as principais conclusões do estudo, apontou o secretário de Estado espanhol dos Transportes, David Lucas, durante uma reunião com o alcaide de Vigo, Abel Caballero, é destacada a necessidade de tornar o equipamento já existente numa “estação passante”, para “potencializar os serviços com Portugal”.

Para isso, será necessário conectar a saída sul à linha 810, seja ao norte ou ao sul de Porriño, unificando assim todos os serviços ferroviários de passageiros de Vigo nessa estação. Para tal, apontam os estudos, será sempre necessária a construção de um túnel com mais de 10 quilómetros, seja a partir do Norte de Porriño ou do Sul.

O trabalho foi elaborado com dois objetivos básicos: analisar as opções para permitir a continuidade do Eixo Atlântico ferroviário para o sul de Vigo e unificar os serviços das duas estações de passageiros que a cidade possui hoje: Vigo-Urzáiz e Vigo-Guixar.

Após a conclusão da fase de estudo prévio e de análise técnica, ambiental e de viabilidade socioeconómica, o projeto da Saída Sul agora passa para a fase de redação do estudo informativo, que é o próximo passo.

Em declarações ao jornal Público, a ministra dos Transportes de Espanha considerou que esta é uma notícia de grande impacto, tendo já “passado a informação” ao homólogo português, João Galamba, aquando da última cimeira ibérica, mas o governante português ainda não comentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Trabalhadores admitem rever acordo de rendimentos mas patrões consideram cedo

Trabalhadores admitem rever acordo de rendimentos mas patrões consideram cedo

Próximo Artigo
Câmara compra terreno junto ao rio em barcelinhos para futura zona de lazer e desporto

Câmara compra terreno junto ao rio em Barcelinhos para futura zona de lazer e desporto

Artigos Relacionados