A notícia da publicação do estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo, na Galiza, Espanha, que contempla a construção de um túnel entre Vigo e Porriño, de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Portugal, foi elogiada pelo vice-presidente do Eixo Atlântico, Ricardo Rio, considerando a obra como “um primeiro sinal de compromisso” do governo espanhol.
Em declarações a O MINHO, o também presidente da Câmara de Braga refere que a publicação do estudo é vista, tanto na sua perspectiva como na do Eixo Atlântico, como “uma notícia muito positiva porque finalmente dá eco às reivindicações que fazemos há já vários anos”.
O edil de Braga, concelho que, a par de Valença, contemplará uma estação de Alta Velocidade entre a ligação Vigo-Porto, considera este novo tramo, entre Porriño e Vigo como “crucial para a ligação Ferrol – Lisboa, ou Porto-Vigo na sua versão mais próxima”.
E não tem dúvidas: “É um primeiro sinal de compromisso do governo espanhol com essa obra fundamental”.
“O Eixo já apresentou há alguns anos um estudo técnico a defender esta solução que está no nosso site. Falta agora o estudo informativo previo para o túnel que o governo espanhol vai contratar e fazer a parte mais fácil, Porriño-Tui”, considerou.
Como O MINHO noticiou em primeira mão, o Governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez publicou no passado dia 16 de março, após larga espera do lado português, um estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Valença, onde foram apresentadas duas propostas consideradas viáveis.
Entre as principais conclusões do estudo, apontou o secretário de Estado espanhol dos Transportes, David Lucas, durante uma reunião com o alcaide de Vigo, Abel Caballero, é destacada a necessidade de tornar o equipamento já existente numa “estação passante”, para “potencializar os serviços com Portugal”.
Para isso, será necessário conectar a saída sul à linha 810, seja ao norte ou ao sul de Porriño, unificando assim todos os serviços ferroviários de passageiros de Vigo nessa estação. Para tal, apontam os estudos, será sempre necessária a construção de um túnel com mais de 10 quilómetros, seja a partir do Norte de Porriño ou do Sul.
O trabalho foi elaborado com dois objetivos básicos: analisar as opções para permitir a continuidade do Eixo Atlântico ferroviário para o sul de Vigo e unificar os serviços das duas estações de passageiros que a cidade possui hoje: Vigo-Urzáiz e Vigo-Guixar.
Após a conclusão da fase de estudo prévio e de análise técnica, ambiental e de viabilidade socioeconómica, o projeto da Saída Sul agora passa para a fase de redação do estudo informativo, que é o próximo passo.
Em declarações ao jornal Público, a ministra dos Transportes de Espanha considerou que esta é uma notícia de grande impacto, tendo já “passado a informação” ao homólogo português, João Galamba, aquando da última cimeira ibérica, mas o governante português ainda não comentou.