Construção da residência universitária de 25 milhões em Braga segue em “excelente ritmo”

Conclusão prevista para junho de 2026
Construção da residência universitária de 25 milhões em braga segue em "excelente ritmo"
Foto: Ricardo Rio / Facebook

A obra da residência estudantil na antiga fábrica Confiança seguem em “excelente ritmo”, conforme afirmou hoje o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.

“Uma obra incrível. Um projeto transformador”, sublinhou o autarca, numa publicação nas redes sociais, onde mostrou imagens do avanço das obras a cargo do grupo Casais.

O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de cerca de 25,5 milhões de euros e irá disponibilizar 876 camas.

De acordo com a autarquia, além de responder à crescente procura por alojamento acessível por parte da comunidade académica, a intervenção requalifica um edifício emblemático da cidade e contribui para a regeneração da zona de São Victor.

Construção da residência universitária de 25 milhões em braga segue em "excelente ritmo"
Foto: Ricardo Rio / Facebook

A nova residência contará com quartos de tipologias diversas, áreas comuns, zonas de estudo, refeitório e lavandarias. A obra preserva elementos arquitectónicos do antigo complexo industrial, ao mesmo tempo que introduz soluções sustentáveis e inovadoras, como o sistema híbrido CREE e a utilização de tecnologia Digital Twin para gestão energética e de manutenção.

Está também prevista a criação de um espaço museológico com cerca de 1.200 m², que manterá viva a memória da antiga fábrica de sabonetes e perfumes, integrando a residência num contexto cultural e patrimonial mais amplo.

De acordo com a autarquia, “esta será a maior residência universitária do país construída com apoio do PRR, tanto em número de camas como no volume de financiamento”.

A conclusão da obra está prevista para junho de 2026.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sete pessoas apanham susto no elevador junto à estação de viana

Sete pessoas apanham susto no elevador junto à estação de Viana

Próximo Artigo
Braga: vereadora da inovação e coesão social faz balanço do mandato

Braga: Vereadora da inovação e coesão social faz balanço do mandato

Artigos Relacionados