Futebol
Conselho de Disciplina confirma castigo de três jogos a Fransérgio
Futebol
em

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerou hoje improcedente o recurso do Sporting de Braga e confirmou o castigo de três jogos a Fransérgio.
O médio brasileiro foi expulso diante do Vitória de Guimarães, no passado domingo, em jogo da quinta jornada da I Liga (triunfo por 1-0), e foi punido pelo CD com três jogos, o que mereceu recurso dos responsáveis ‘arsenalistas’, apresentado na quarta-feira.
Reunido hoje, o CD da FPF – Secção Profissional, julgou “improcedente” o recurso e confirmou a decisão disciplinar inicial.
O Sporting de Braga recorreu ainda do castigo a David Carmo, igualmente expulso no ‘dérbi’ minhoto e também suspenso com três jogos, mas fê-lo mais tarde, pelo que a decisão do CD da FPF só deverá ser conhecida no início da próxima semana.
Ambos os jogadores estão fora da receção dos bracarenses ao Famalicão, na segunda-feira, da sexta jornada da I Liga.
Quanto ao defesa-central, o Sporting de Braga apresentou recurso relativamente a dois jogos (desacatos entre os jogadores), aceitando o castigo de uma partida pela entrada faltosa sobre o adversário.

Leia Também
Chuva deve regressar ao Minho na terça-feira (e temperaturas vão subir)
Prazo para troca ou devolução de bens suspenso durante confinamento
Governo afirma que escolas não profissionais de dança têm de encerrar
“Super” Vizela vence Penafiel e é terceiro à condição na II Liga
“Parte do relvado era para patinagem artística”
Relvado gelado obriga a adiar jogo do Vitória para amanhã
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

O Vizela venceu hoje o Penafiel 3-1, na 16.ª jornada da II Liga de futebol, num jogo em que começou a perder e em que os seus centrais estiveram em evidência, ao marcarem todos os seus golos.
Bruno César, ex-jogador do Sporting e do Benfica, que seria expulso no final da primeira parte, colocou o Penafiel em vantagem, aos 18 minutos, mas Matheus (35 e 84) e Aidara (72) operaram a reviravolta para o Vizela.
Os minhotos sobem provisoriamente ao terceiro lugar (o Feirense só joga domingo, frente ao FC Porto B) e já espreitam o segundo classificado (Académica, a quatro pontos), cavando um fosso de quatro pontos para os adversários de hoje, quintos classificados.
O Vizela continua a sua espetacular campanha no regresso à II Liga, somando a quarta vitória consecutiva e o oitavo jogo sem perder, enquanto o Penafiel registou a terceira derrota seguida no campeonato.
4️⃣ Vitória consecutiva e lugar no pódio para o FC Vizela ⬆⚽🔥
Crónica do jogo: https://t.co/dHzzjmn6l4 #LigaPortugal #LigaPortugalSABSEG #criatalento #createstalent #futebolcomtalento #FCVPEN pic.twitter.com/z690QTE27I
— Liga Portugal (@ligaportugal) January 16, 2021
O jogo começou a um ritmo intenso e muito disputado a meio-campo, mas com um ascendente para os visitantes, que o materializaram aos 18 minutos, com um grande golo de Bruno César, que rematou de primeira, à entrada da área, após assistência de Gustavo Henrique.
A equipa da casa lidava mal com a agressividade do Penafiel e sentia muitas dificuldades em ligar o jogo.
O seu primeiro lance de algum perigo só surgiu aos 33 minutos, com Cassiano a cabecear ao lado, lance que precederia o golo do Vizela: livre cobrado por Marcos Paulo e Matheus, de cabeça, igualou a partida, aproveitando bem a má saída de Luís Ribeiro da baliza (35).
Antes do intervalo, Bruno César viu dois cartões amarelos no espaço de pouco mais de cinco minutos, pelo que o Penafiel jogou toda a segunda parte com menos uma unidade.
A equipa de Pedro Ribeiro aguentou a investida do Vizela até aos 72 minutos, quando, na sequência de um canto, e de um amortecimento ao segundo poste, Aidara rematou no ‘coração’ da área, sem hipóteses de defesa para Luís Ribeiro.
Matheus ‘bisaria’ na partida, quando, aos 84 minutos, entrou de rompante ,após um canto de Marcos Paulo, e, novamente de cabeça, sentenciou o resultado final para a turma de Álvaro Pacheco.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio do FC Vizela.
Vizela – Penafiel, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Bruno César, 18 minutos.
1-1, Matheus, 35.
2-1, Aidara, 72.
3-1, Matheus, 84.
Equipas:
– Vizela: Pedro Silva, João Pedro (Ericson, 83), Matheus, Aidara, Kiki, Marcos Paulo, Samu, André Soares (Cardozo, 83), Francis Cann (Kiko Bondoso, 57), Tavinho (Richard Ofori, 88) e Cassiano (Diogo Ribeiro, 82).
(Suplentes: Ivo, Marcelo, Ericson, David, Leonel Mosevich, Kiko Bondoso, Richard Ofori, Cardozo e Diogo Ribeiro).
Treinador: Álvaro Pacheco.
– Penafiel: Luís Ribeiro, Denis, David Santos, Paulo Henrique, Coronas (Alan Schons, 76), Bruno César, João Amorim, Simão, Pedro Prazeres (Robinho, 76), Gustavo Henrique (Ronaldo, 69) e Pedro Soares (Vitinha, 46).
(Suplentes: Emanuel Novo, Vitinha, Cassiano, Leandro, Alan Schons, Rafa Sousa, Robinho e Ronaldo).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: João Pinheiro (Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Prazeres (39), Bruno César (40 e 45+1), Samu (62), Kiko Bondoso (90+1), Denis (90+1). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Bruno César (45+1).

Declarações após o jogo Paços de Ferreira-SC Braga, que terminou com a vitória dos pacenses, por 2-0, da 14.ª jornada da I Liga de futebol:
Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga): “Antes de mais, quero dar os parabéns ao Paços pela vitória. Fizemos uma abordagem boa, dominámos completamente na primeira parte, com quatro boas oportunidades para marcar, e não permitimos que o Paços chegasse perto da nossa baliza.
O Esgaio e o Galeno são importantes nos corredores e sentiram dificuldades em cada uma das partes, porque houve um corredor que não deu para jogar.
Quem marcasse primeiro, em função das condições do relvado, ficaria com vantagem, porque depois bastava defender apenas numa parte do relvado, uma vez que do outro era patinagem artística.
Criámos boas oportunidades, entrámos bem na segunda parte, o Abel podia ter marcado, depois há o golo do Paços e, animicamente, acabámos por cair um pouco. No momento em que íamos fazer as substituições, sofremos o segundo. Houve uma reação da nossa parte, tentámos até ao final chegar à baliza, mas o Paços começou a jogar em contra-ataque”.
Pepa (treinador do Paços de Ferreira): “Jogámos contra uma equipa tremenda, que tem um treinador de excelência e só um Paços a roçar a perfeição conseguiria ganhar.
Vencemos com a inteligência dos jogadores. Entrámos com as linhas juntas, sabíamos que íamos ter dificuldades, porque o Braga varia muito o sistema. Já o tinha dito na antevisão que íamos defrontar um adversário muito complexo, que varia o sistema com facilidade e com os mesmos jogadores.
Na segunda parte, percebemos o que tínhamos a fazer, alargando mais o campo para dar espaço para os nossos interiores, e o golo do Bruno surgiu com esse espaço alargado que demos ao jogo, o que nos deu confiança.
O melhor que nos podia ter acontecido foi o zero na nossa baliza, depois tivemos mais bola na segunda parte e os golos surgiram com naturalidade.”

O jogo Vitória SC-Farense, da 14.ª jornada da I Liga de futebol, foi hoje adiado para as 18:00 de domingo, devido ao gelo existente sob parte do relvado do estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
“Relvado condicionado pelo gelo adia o jogo Vitória SC-SC Farense. O encontro está agora agendado para domingo, às 18:00”, lê-se numa mensagem publicada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na rede social Twitter.
ℹ Relvado condicionado pelo gelo adia o jogo Vitória SC vs SC Farense. O encontro está agora agendado para amanhã, domingo, às 18h.#LigaPortugal
— Liga Portugal (@ligaportugal) January 16, 2021
Depois de ter atrasado o início da partida por 30 minutos, o árbitro Fábio Veríssimo voltou ao relvado às 18:30 e entendeu não estarem reunidas as condições para o encontro entre minhotos e algarvios se realizar hoje.
O gelo encontra-se em torno de uma das grandes áreas, junto à bancada sul do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, onde a exposição solar do relvado é menor.
Alguns funcionários do clube tentaram derreter esse gelo, resultante da temperatura a rondar os zero graus que se tem sentido na ‘cidade berço’, com picadores e com água quente, mas abandonaram esse esforço mal Fábio Veríssimo deixou pela segunda vez o relvado.
Vitória, sexto classificado da I Liga, com 20 pontos, e Farense, 13.º, com 12, fizeram os exercícios de aquecimento, mas recolheram aos balneários por volta das 18:00, regressando somente ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques no domingo.
Reportagens da Semana


Como a pandemia afeta pessoas com deficiência: “Sentimos falta de estar juntos”
Cercigui


Comércio de Braga prepara novo confinamento à espera de melhores dias
Lojistas esperam retoma ainda em 2021, mas aquém de anos anteriores


Agregação contestada em pelo menos 19 uniões de freguesia do Minho
Apúlia e Fão já preparam separação à 'boleia' da nova lei
Populares
- BragaHá 2 dias
Incêndio em restaurante durante a madrugada em Braga
- BarcelosHá 14 horas
Restaurante de Barcelos com cartazes a proibir entrada de chineses e comunistas
- BragaHá 2 dias
Homem detido em Prado, Vila Verde, por se recusar a usar máscara
- BarcelosHá 2 dias
Pároco de Barcelos que morreu com covid-19 é sepultado amanhã em Famalicão