Seguir o O MINHO

Alto Minho

Conselheiro da Cultura da Xunta da Galicia visitou Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo

em

O Conselheiro de Cultura, Educacion e Ordenacion Universitaria da Xunta de Galicia, Román Rodriguez, esteve em Viana do Castelo a convite do Município e do Eixo Atlântico, tendo visitado o Museu de Artes Decorativas e a nova coleção de porcelana.

A visita, que integrou ainda uma visita à mostra da XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, integrou uma pequena receção e reunião de trabalho na Câmara Municipal, seguindo-se uma visita ao recente requalificado Museu de Artes Decorativas. Durante a visita, o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, abordou a possibilidade de cooperação transfronteiriça no domínio da cooperação cultural, nomeadamente centre a CIM Alto Minho e a Junta da Galiza para valorização e preservação do património cultural relevante.

De lembrar que o MAD, que está instalado num solar urbano edificado em 1724, foi alvo de uma empreitada de 320 mil euros (cofinanciada em 85 por cento pelo ON 2 – O Novo Norte) para melhorar as condições do museu situado no Largo de S. Domingos. A intervenção teve como objetivos preservar o edifício enquanto estrutura física e bem arquitetónico de valor patrimonial, recuperar a envolvente exterior (cobertura e sistema de drenagem das águas pluviais) e aproveitar a oportunidade criada pela necessidade de intervir nas caixilharias exteriores para realizar obras de correção correspondentes à reposição da “conceção original”.

Os objetivos da candidatura prenderam-se ainda com a preservação e valorização do património museológico e com o cumprimentos das normas imposta pela Rede Portuguesa de Museus (preservar, valorizar e divulgar convenientemente a coleção), pelo que, com a intervenção, foi possível otimizar as funções museológicas, nomeadamente a de comunicação, permitindo renovar a exposição permanente.

Populares