O sector do marketing é um dos mais promissores no mercado de trabalho e as possibilidades são inúmeras. A área de atuação é acessível e oferece boa variedade de vagas, que na maioria das vezes, estão disponíveis quer em teletrabalho, quer de forma presencial, e oferecem horários flexíveis, basta ter um bom currículo profissional de marketing.
Muitos podem sentir-se desencorajados a buscar trabalho em marketing por falta de experiência no sector, mas com um currículo bem elaborado e outras atitudes, é possível ingressar na área.
Adquirir as “habilidades requerimento”
É fundamental estudar e se atualizar sobre as principais tendências e ferramentas de marketing. Isto pode ser feito através de cursos online, livros e blogues especializados. Ter conhecimentos básicos sobre marketing digital, análise de dados, SEO e mídias sociais, por exemplo, pode fazer toda a diferença.
Criar um portefólio
Outra medida é criar um portefólio de projetos pessoais, mesmo ainda sem experiência profissional. Estes projetos podem incluir criação de conteúdo para redes sociais, produção de textos para blogues, criação de campanhas publicitárias fictícias, entre outros. Essas atividades mostram iniciativa, criatividade e habilidades práticas que podem ser úteis para uma empresa de marketing.
Currículo para profissional de marketing
É fundamental ter um currículo profissional bem elaborado, que destaque as habilidades e conhecimentos adquiridos. No caso de uma pessoa a entrar no mercado de trabalho que não tem experiência, é importante mencionar cursos, projetos pessoais e trabalhos voluntários que estejam relacionados à área de marketing.
Para iniciantes, é recomendado utilizar modelos de currículo específicos para a área de marketing, uma vez que podem ajudar a valorizar as habilidades e competências do candidato de maneira mais profissional.
Networking eficaz
Outra forma de destacar-se é participando de eventos e redes sociais relacionados à área de marketing. Conhecer outras pessoas da área, fazer networking e aprender com outros profissionais pode ser uma oportunidade para se destacar em um processo seletivo.
Não subestimar o poder de falar com amigos, professores e familiares, afinal fazer conexões é fundamental.
Construir perfil profissional em sites de emprego
Websites como LinkedIn, Upwork e Glassdoor são plataformas fundamentais para profissionais em busca do primeiro emprego. Além de dispor de uma boa quantidade de vagas, estes também promovem o currículo, possibilitam que faça networking e funcionam como uma espécie de portefólio para a marca pessoal.
Além do marketing: currículo multidisciplinar
Por fim, é importante destacar que muitas empresas buscam profissionais com perfil diverso, ou seja, que possuam conhecimentos em outras áreas, como design, comunicação e administração. Portanto, se possuir habilidades em outras áreas além de marketing, não deixe de mencioná-las no currículo e nas entrevistas de emprego.