Conheça as 3 praias de Braga com Bandeira Azul

Autarquia quer ter mais duas
Foto: CM Braga

Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio. São estas as três praias do concelho de Braga que, este ano, voltam a hastear a Bandeira Azul. A Câmara congratula-se com o feito, mas quer ter mais duas praias reconhecidas: Cavadinho e Navarra.

“Das 49 praias fluviais nacionais galardoadas com o tão afamado galardão Bandeira Azul, três pertencem ao concelho de Braga. De ressaltar que se encontra em fase de preparação a infraestruturação de mais duas praias, Cavadinho, em Crespos, e Navarra, as quais possuem excelente qualidade de água e ambicionam também a classificação próxima para o galardão Bandeira Azul”, salienta a autarquia em comunicado.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que conta com o envolvimento de inúmeras entidades que compõem o júri nacional, entre estas a APA e a CCDR-N.

Os critérios de atribuição do galardão são compostos pelos seguintes eixos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos de Segurança e Serviços.

Altino Bessa, vereador com o pelouro do ambiente do Município de Braga observa que, no decorrer dos últimos dez anos, tem sido desenvolvido um trabalho bastante cimentado no âmbito da valorização das praias fluviais.

“Os resultados surgem graças ao incomensurável e árduo trabalho feito pelo pelouro do Ambiente na preservação e dignificação das praias fluviais do concelho, em articulação com as várias Juntas de Freguesia”, refere o autarca citado no comunicado.

Relembrando que são exigidas aos municípios que possuem o título de Bandeira Azul várias atividades anuais na esfera da Educação Ambiental, o vereador garante que em Braga é sempre ultrapassado “em larga medida”.

A praia mais antiga praia do concelho galardoada é a de Adaúfe (desde 2016).

“Braga é dos municípios densamente mais povoados com maior número de praias fluviais, figurando como caso único em Portugal. A par desta distinção, todas as praias fluviais do concelho foram candidatas ao Programa ‘Praia Acessível, Praia para todos!’”, salienta o comunicado.

A época balnear 2024 decorrerá de 08 de Junho a 15 de setembro nas três praias indicadas (Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio).

Praia Fluvial de Adaúfe

Praia Fluvial de Adaúfe. Foto: CM Braga

Segundo a informação patente no site da Câmara de Braga, a praia fluvial de Adaúfe, banhada pelo rio Cávado, é conhecida pela sua ampla zona relvada, onde se podem apanhar belos banhos de sol, fazer piqueniques, churrascos e praticar variados desportos e também pelo interessante património edificado do qual se destaca um engenho para elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

Localiza-se a 15 minutos de Braga (em viatura motorizada), contudo também é servida por transporte público (circuito 44 e 72 da TUB) com paragem a cerca de 900 metros. Durante a época balnear, existe um serviço especial, com autocarro adaptado para pessoas com necessidades especiais, e paragem no parque de estacionamento da praia.

Este parque possui lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, localizados a menos de 20 m da entrada. Também é possível utilizar bicicleta nesta deslocação pois existe um bicicletário para estacionamento adequado, dentro da praia.

Nesta praia existe uma rede de percursos pedonais, interligados e com acesso direto à água, bem como várias infraestruturas de apoio como casas de banho, bar, parque de merendas com mesas, posto de primeiros socorros e cadeira anfíbia flutuante e submersível para pessoas com necessidades especiais. Estes utentes podem solicitar a colaboração de voluntários mediante pedido com 48 a 72 horas de antecedência (sendo que, se a marcação for para o fim de semana, impõem-se as 72 horas antes). Este pedido deve ser agendado por e-mail: [email protected] ou [email protected].

Dispõe de vigilância, por nadador-salvador, entre as 10:00 e as 19:30, durante a época balnear.

Esta praia é distinguida com o Galardão Bandeira Azul desde 2016 e com o Galardão Praia Acessível para Todos desde 2014

Praia Fluvial da Ponte do Bico

Praia Fluvial de Ponte do Bico. Foto: CM Braga

A praia fluvial da Ponte do Bico é uma zona balnear no rio Cávado, sendo uma das mais concorridas na época de verão, com um vasto areal e zona de relvado.

O parque de merendas, convida a estar em família ou entre amigos praticamente durante todo o dia, usufruindo das sombras proporcionadas pelas árvores. Os grelhadores cobertos convidam a um piquenique diferente.

Esta praia tem várias infraestruturas de apoio como bar, casas de banho, chuveiros e posto de primeiros socorros, bem como cadeira anfíbia flutuante e submersível para pessoas com necessidades especiais.

Estes utentes podem solicitar a colaboração de voluntários mediante pedido com 48 a 72 horas de antecedência (sendo que, se a marcação for para o fim de semana, impõem-se as 72 horas antes). Este pedido deve ser agendado por e-mail: [email protected] ou [email protected].

Devido à mini-hídrica localizada a montante, haverá períodos do dia em que irá ocorrer um aumento de caudal do rio. Nessa altura, os nadadores-salvadores iniciam procedimentos para a retirada dos banhistas da água e ativação de um sinal sonoro de alerta. Toda esta situação será acompanhada pelo nadador salvador, encarregue da vigilância entre as 10:00 e as 19:30, durante a época balnear.

Localiza-se a 10 minutos de Braga (em viatura motorizada), contudo também é servida por transporte público (circuito 45 e 945 da TUB) com paragem a menos de 300 metros da praia e possui ainda um bicicletário para o adequado estacionamento das bicicletas. O parque de estacionamento possui lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, localizados a menos de 20 metros da entrada.

Esta praia é distinguida com o Galardão Bandeira Azul desde 2022 e com o Galardão Praia Acessível para Todos desde 2021.

Praia Fluvial de Merelim S. Paio

Praia fluvial de Merelim São Paio. Foto: CM Braga

A praia fluvial de Merelim S. Paio, banhada pelo rio Cávado, tem uma beleza paisagística única, com a Ponte de Prado como pano de fundo. O parque de merendas, integrado na área de praia, convida a estar em família ou entre amigos praticamente durante todo o dia, aproveitando também as sombras proporcionadas pelas árvores que convidam a um piquenique. Os que quiserem tirar mais proveito do sol podem usufruir da zona junto à água, mais ensolarada.

Esta praia possui uma rede de percursos pedonais, interligados e com acesso direto à água, bem como bar, casas de banho, chuveiros e posto de primeiros socorros como estruturas de apoio, bem como cadeira anfíbia flutuante e submersível para pessoas com necessidades especiais. Estes utentes podem solicitar a colaboração de voluntários mediante pedido com 48 a 72 horas de antecedência (sendo que, se a marcação for para o fim de semana, impõem-se as 72 horas antes). Este pedido deve ser agendado por e-mail: [email protected] ou [email protected].

A colocação dos passadiços em madeira possibilita uma entrada muito mais adequada e segura na água, sendo o rio naquela zona bastante baixo, propício para as crianças. Possui vigilância, com nadador salvador, entre as 10:00 e as 19:30, durante a época balnear.

Localiza-se a 15 minutos de Braga (em viatura motorizada), contudo também é servida por transporte público (circuito 02 e 949 da TUB) com paragem de autocarro a cerca de 400 metros da praia. O parque de estacionamento possui lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, localizados a menos de 20 metros da entrada.

Os interessados podem ainda utilizar a ecopista para um passeio de bicicleta ou uma caminhada.

Esta praia é distinguida com o Galardão Bandeira Azul desde 2023 e com o Galardão Praia Acessível para Todos desde 2014.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Viana lança concurso para requalificar duas escolas por 16 milhões

Próximo Artigo

Pensionistas de velhice da CGA atingem valor mais alto dos últimos anos

Artigos Relacionados
x