Congresso PSD em Braga: Governo vai rever disciplina da cidadania

Anunciou Montenegro
Congresso psd em braga: governo vai rever disciplina da cidadania
Foto: PSD

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai testar novos contratos de associação com privados e setor social no ensino pré-escolar e rever os programas do ensino básico e secundário, incluindo a disciplina de Educação para a Cidadania.

“Vamos reforçar o cultivo dos valores constitucionais e libertar esta disciplina das amarras a projetos ideológicos ou de fação”, anunciou Luís Montenegro, no encerramento do 42.º Congresso, na passagem mais aplaudida do seu discurso.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro anunciou sete decisões em várias áreas da governação e, na educação, destacou o aumento da “comparticipação pública por sala para garantir a universalidade do acesso ao ensino pré-escolar”.

“Pretendemos expandir a oferta pública, privada e social testando mesmo novos contratos de associação no ensino pré-escolarm olhando para o interesse das crianças e não olhando para qualquer bloqueio ideológico que frustra o acesso de todos a uma oportunidade a começar no primeiro ciclo de ensino, que deve ser dos zero aos seis anos, na creche e no pré-escolar”, defendeu.

Por outro lado, acrescentou, o Governo prevê “rever os programas do ensino básico e secundário incluindo nesta revisão a disciplina de cidadania”.

Na área da saúde, Montenegro apresentou ainda uma medida que o próprio admitiu que “parece pequena”, mas considerou que será “muito relevante para a vida de dezenas e dezenas de milhares de portugueses”.

“Vamos dar a cerca de 150 mil doentes a possibilidade de receberem os seus medicamentos na sua farmácia de proximidade ao invés de terem de fazer 100, 200 ou 300 quilómetros para os ir levantar no seu hospital”, afirmou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Il quer mudança a sério no país e anuncia posição sobre oe para quinta-feira

IL quer mudança a sério no país e anuncia posição sobre OE para quinta-feira

Próximo Artigo
Braga: drone mostra estado atual do palácio dona chica

Braga: Drone mostra estado atual do Palácio Dona Chica

Artigos Relacionados