A Associação Portuguesa de Reike realiza, no próximo sábado, no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, o 16.º Congresso Nacional de Reiki, com organização do núcleo local.
Fonte da organização adiantou a O MINHO que o 16.º Congresso Nacional de Reiki “é um encontro de praticantes de Reiki, profissionais de saúde, académicos e impulsionadores do voluntariado, numa ponte entre Reiki, Medicina e Ciência, no cuidado da pessoa como um todo”.
“Começamos com a visão profunda e conciliadora de Luís Portela, sobre a Ciência e espiritualidade. A seguir, Vitor Neves, presidente da Europacolon, irá partilhar connosco o tema ‘O Voluntariado em pessoas com doença oncológica’, que será uma excelente perspetiva para os praticantes de Reiki, de alguém que com muitos anos de experiência lidera o voluntariado. Teremos, ainda, connosco José Santos, autor do livro ‘O Médico da Alma’, com o tema Medicina e Espiritualidade e terminaremos a manhã com Gertrudes Coelho e o seu estudo académico sobre o ‘Reiki como intervenção terapêutica para a ansiedade em adolescentes'”, refere a organização.
O Reiki nos hospitais
A tarde estará dedicada também à ciência e à complementaridade de Reiki nos hospitais. Será apresentado o projeto de Reiki no Hospital de Faro, com as enfermeiras Magda Fernandes, Andreina Tavares e Rosa Boal.
Luís Matos, autor de vários estudos académicos sobre os efeitos de Reiki à distância na água, apresentará o tema “Poderá o Reiki ser explicado à luz da física”. Palmira Peixoto trará o tema “Reiki e Toque terapêutico como terapias integrativas na saúde”. E a enfermeira Iva Sousa apresentará o estudo “A influência da Terapia Complementar Reiki no Ambiente Organizacional”.
A presidente da recém-criada “Associação Brasileira de Praticantes de Reiki” apresentará uma perspetiva do reconhecimento do Reiki no Brasil e o papel e o encerramento do 16.º Congresso Nacional de Reiki será com João Magalhães.