Seguir o O MINHO

Braga

Confirmados mais três utentes infetados no Asilo S. José em Braga

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Mais três utentes do lar Asilo S. José, em Braga, acusaram positivo nos testes de despistagem ao novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, confirmou a O MINHO fonte da instituição.

Segundo Maria Luísa, diretora-técnica, os três doentes são pessoas muito limitadas, sem condições de mobilidade, pelo que permanecem no lar em devido isolamento profilático, enquanto são medicados.

Para além destes três casos, um outro utente do lar permanece internado no Hospital de Braga, depois de ter acusado positivo no domingo, conforme noticiou O MINHO em primeira mão.

A responsável explica a O MINHO que já foram realizados outros 60 testes de despistagem cujo resultado ainda não foi anunciado. Foram ainda pedidos mais 80 testes, para cobrir os 106 utentes da instituição, mas “existe dificuldades nos laboratórios” para a demanda de testes a nível nacional.

“Inicialmente pedimos 150 testes para cobrir utentes e colaboradores, mas apenas foram disponibilizados 60. Estamos a aguardar que cheguem os outros 80”, explica, salientando que a Câmara de Braga tem “sido prestável” nesta situação.

Visivelmente transtornada com toda a situação, a responsável admite que este está a ser um problema gravíssimo a nível mundial: “A sociedade não estava preparado para esta guerra mundial e com certeza todos os profissionais de saúde, dos lares, todos estão a dar o máximo que conseguem para evitar a propagação nos lares, que são as pessoas mais frágeis”.

Maria Luísa explica que os utentes que apresentaram sintomas de Covid-19 (e que são cerca de meia centena, como noticiou O MINHO em primeira mão), foram a prioridade para os 60 testes já realizados.

Cerca de 50 utentes de lar em Braga com “febres altas”. Há já um caso positivo de Covid-19

Cerca de 3 mil infetados em Portugal

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 2.995 casos em Portugal, mais 633 do que ontem, anunciou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

1.517 casos são no Norte do país, 992 na Grande Lisboa e 365 no Centro. Algarve tem 62 casos confirmados, Açores 17 e Madeira 16. O Alentejo regista doze casos. Há ainda 14 portugueses no estrangeiro com confirmação de infeção.

Há 1.591 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial e 22 pacientes dados como curados.

A nível nacional existem 276 casos internados, 61 em estado grave/crítico.

Foram confirmados 43 óbitos, mais 10 do que ontem.

 

Populares