Condutores de Guimarães e Braga são os que mais gastam combustível

Mais de meia tonelada de petróleo por habitante

A média do consumo de combustível automóvel durante o ano de 2021, na região do Minho, foi superior nos concelhos de Guimarães e de Braga, onde foram registados consumos de 0,662 toneladas equivalentes de petróleo por cada habitante, de acordo com os dados divulgados esta semana nos Anuários Regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As duas cidades do quadrilátero urbano terminaram o ano com os mesmos valores do consumo, distanciando-se do segundo lugar da lista minhota, ocupado por Cabeceiras de Basto, que a par dos dois anteriores, é único na região a passar a meia tonelada por habitante (0,504 toneladas). No lado oposto da lista encontra-se o concelho de Vieira do Minho (0,138 toneladas) e de Póvoa de Lanhoso (0,145), Cerveira (0,155) e Melgaço (0,161).

Ainda segundo os dados fornecidos pelo INE, relativos a 2021, na região Norte, Guimarães e Braga apenas são suplantados por Trofa e Matosinhos no que diz respeito ao consumo de combustível automóvel por habitante.

Consumo médio de combustível automóvel por habitante no Minho

Unidades em tonelada equivalente a petróleo (tep) Fonte: INE

De acordo com dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), existem 32 postos de combustível automóvel no concelho de Guimarães e 46 no de Braga. Ao todo, no distrito de Braga, existem 170 postos de combustível registados na DGEG. No Alto Minho são 65.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x