Seguir o O MINHO

Esposende

Condutor encarcerado após despiste em Esposende

Em Vila Chã

em

Foto: enviada a O MINHO

Um despiste seguido de capotamento, na estrada nacional (EN) 105, na freguesia de Vila Chã, em Esposende, provocou hoje ferimentos considerados ligeiros no condutor de um automóvel, que ficou encarcerado.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Esposende recebeu o alerta cerca das 17:15, tendo acionado para o local uma ambulância de socorro e um veículo de salvamento e desencarceramento.

“A nossa chegada a vítima encontrava-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento” disse a O MINHO o Adjunto de Comando Júlio Melo, comandante das operações de socorro.

Foto: enviada a O MINHO

Para o local foi accionada, ainda, a VMER de Barcelos, tendo a vítima sido transportada para o hospital de Barcelos.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Esposende

Câmara de Esposende tem 24 mil euros para bolsas de estudo

Cada candidato recebe 600 euros por bolsa

em

Foto: DR

O Município de Esposende deliberou atribuir uma verba de 24 mil euros para bolsas de estudo. São 600 euros por candidato num máximo até 40 bolsas.

O prazo de candidatura decorre até 15 de abril, sendo que o regulamento e o formulário de candidatura estarão disponíveis no Portal do Município, em www.municipio.esposende.pt, na área do Balcão Virtual.

A candidatura, devidamente instruída com os documentos exigidos, deverá ser apresentada no Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Municipal.

De acordo com o regulamento, os bolseiros irão desenvolver trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas.

Continuar a ler

Esposende

Morreu Sérgio do Fôjo, “músico, poeta irreverente e trovador” de Fão

Figura mítica de Esposende

em

Foto: Facebook de Fôjo e Inácio Rodrigues

Vídeo: Esposende Altruísta (YouTube)

“Quero ser livre, já que o meu espírito é selvagem”. Alberto Sérgio Cardoso de Sousa (17 de maio de 1948) morreu aos 70 anos, segundo informação publicada, esta quinta-feira de manhã, na página do Fôjo, taberna típica em Esposende, explorada, desde 1974 – e durante mais de 40 anos – por aquela figura mítica de Fão.

Sérgio do Fôjo, “músico, poeta irreverente e trovador”, como era apresentado numa entrevista publicada, em 2016, no Jornal de Notícias de Esposende (acessível através desta ligação) era conhecido pela sua paixão e criatividade.

Fôjo. Foto: Inácio Rodrigues / Facebook

Dedicou a vida àquele popular espaço, próximo da ponte de Fão, que começou por ser um bar de pescadores e que acabou por tornar um espaço mítico na região – acabando por receber ordem de demolição da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em 2015.

Mensagem de Fôjo (Facebook)

“A vida é um bater único e irreversível! 

Amigos…Sóis tantos…e mesmo os que não são reconhecem-lhe o mérito das suas capacidades intelectuais, constatam a sabedoria com que a experiência da vida o dotou,a imensa cultura que o impregna e a genuidade da sua Pessoa! 

Não sei o que vos dizer…

O Sérgio, o Sérgio do Fôjo, o Lambreta, o Setembro, o Pirata, o Pescador, o Mestre, o Capitão…todos os nomes queridos embebidos de uma história e de uma relação convosco e com Ele…

O Sérgio, o nosso Serginho, cheio de sede pela vida, de mansinho,viajou para a terra onde o tempo não existe…”

Continuar a ler

Esposende

Rede de Bibliotecas de Esposende quer leitores para o futuro

Até ao dia 15 de março serão desenvolvidas uma série de atividades para todas as idades

em

Foto: CM Esposende

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios e com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, promove, entre hoje e 15 de março, a Semana da Leitura 2019.

O evento tem como primordial objetivo fomentar o gosto pelo livro e a leitura ao longo da vida, especialmente junto da comunidade educativa, razão pela qual este ano foi escolhido o tema “Hoje leitor, amanhã leitor”.

Nesta edição, e à semelhança de anos anteriores, pretende-se divulgar o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, como reflete a programação, recheada de iniciativas, onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.

Assim, ao longo da Semana da Leitura, serão desenvolvidas atividades como teatro, cinema, exposições, sessões de contos, animação da leitura, dramatizações, palestras e ações de formação, saraus de poesia e música, concursos literários e apresentações de livros, para vários tipos de públicos.

De realçar o papel das escolas, dos professores em geral e dos coordenadores das várias bibliotecas escolares do concelho, que se empenham na promoção da leitura ao longo do ano e, em especial, nesta semana.

Deste modo, e dentro da diversidade de oferta cultural, todas as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico terão contadores de histórias como Isabel Fernandes Pinto e Rui Ramos. As crianças e jovens do 3.º ciclo e secundário terão Paulo Condessa com o espetáculo de poesia performativa “Monstros embalsamados”, que procura dar “sangue e vida” aos nomes maiores da literatura portuguesa.

Aos professores é proporcionada uma ação de formação “Aprendizagem ativa com recurso às TIC: as novas metodologias de construção e comunicação do saber”, com Silvia Araújo, da Universidade do Minho, e, por sua vez, a investigadora Maria do Sameiro Araújo participará numa palestra alargada sobre o tema “Ler ou não ler, eis a questão”.

A terminar a semana, destaque para a Mesa Redonda, subordinada ao tema “A atualidade da Leitura”, com a participação de Teolinda Gersão, Fernando Pinto do Amaral e Eduardo Marçal Grilo, com moderação de Aida Alves (BLCS), a ter lugar no dia 15 de março, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, aberta à comunidade em geral.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares