Seguir o O MINHO

Região

Condicionamentos à normal circulação de trânsito e estacionamento por causa da Volta a Portugal

em

Foto: DR/Arquivo

O Município de Braga dá nota a informar que, devido à chegada da 8.ª Etapa da 80.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que terá lugar na próxima sexta-feira, 10 de agosto, haverá condicionamentos de trânsito e estacionamento em diversas artérias da cidade, conforme o exposto:

– Entre as 19:00 do dia 08 de agosto e as 23:59 do dia 10, é proibido o estacionamento na Rua Araújo Carandá, entre a Avenida da Liberdade e a Rua Arnaldo Gama;

– Entre as 20:00 do dia 09 de agosto e as 23:59 do dia 10, é proibido o trânsito automóvel na Rua Araújo Carandá, entre a Avenida da Liberdade e a Rua Arnaldo Gama;

– Entre as 19:00 do dia 09 de agosto e as 23:59 do dia 10, é proibido o estacionamento na Avenida da Liberdade, mais concretamente entre o entroncamento com a Avenida João XII / Avenida Imaculada Conceição e a rotunda do Parque da Ponte;

– Entre as 07:00 e as 23:59 do dia 10 de agosto, é proibido o trânsito automóvel na Avenida da Liberdade, mais concretamente entre o entroncamento com a Avenida João XII / Avenida Imaculada Conceição e a rotunda do Parque da Ponte;

– É autorizado o estacionamento unicamente a viaturas oficiais de apoio à prova nos locais onde o estacionamento é proibido através do presente edital;

– Entre as 07:00 e as 23:59 do dia 10 de agosto, é proibido o trânsito automóvel no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Avenida João XXI, por motivo da instalação de palco;

– Entre as 07:00 e as 22:00 do dia 10 de agosto, é condicionado o trânsito automóvel na EN101, entre a rotunda do Parque da Ponte e a rotunda de acesso à Rua João Evangelista de Araújo Vieira;

– Entre as 15:00 e as 18:30 do dia 10 de agosto, é proibido o trânsito automóvel na Avenida da Lageosa, Avenida da Igreja (Sobreposta), Avenida Senhora da Conceição, Avenida de São martinho, Rua do Rio Mau, Estrada do Sameiro, Via da Falperra, Avenida Alfredo Barros (entre a rotunda frente ao ‘Holmes Place’ e a rotunda do Espirito Santo), Rua de Santo Adrião, Rua João Evangelista de Araújo Vieira, Avenida Viriato Nunes (entre a rotunda do Picoto e a rotunda do Parque da Ponte) Avenida da Liberdade, Avenida João XII, Avenida João Paulo II, Avenida dos Lusíadas, Rua da República e Estrada do Bom Jesus.

Pelo mesmo motivo e nos períodos mencionados, o trânsito é especialmente condicionado em todas as artérias que se situem no interior do perímetro da prova ou que com ele conflituem.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Minis “invadem” Braga em encontro

em

Encontro de Minis que ocorreu em 2017 em Paredes de Coura. Foto: O MINHO/Arquivo

Braga vai receber, no próximo dia 01 de junho, um encontro de carros Mini. A Minifamily, que organiza o evento, já prometeu algumas surpresas.

O programa do “Minifamily NORTH DAY” começa em Vila Nova de Gaia com o check-in obrigatório e briefing aos participantes na Caetano Baviera. Pelas 11:30 a caravana sai em direção a Braga.

Depois do almoço, a caravana segue para a Rampa da Falperra e chega ao Bom Jesus para mais um momento de convívio, vai para a cidade pela estrada nacional e chega à Praça do Município pelas 17:10, onde os participantes serão recebidos por representantes da Câmara de Braga.

A participação tem o custo de 15 euros para adultos, com almoço e entrada no Bom Jesus incluídas, 5 euros para crianças dos 3 aos 5 anos, e de 7,50 euros para crianças dos 6 aos 11 anos.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima reforça apoio ao transporte escolar dos alunos do ensino secundário

Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos (PART)

em

Foto: O MINHO (04/2019)

A Câmara de Ponte de Lima informou hoje ter reforçado os descontos nos transportes públicos para os alunos do ensino secundário ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos (PART).

Em comunicado, aquele município referiu que as medidas, aprovadas por unanimidade em reunião de Câmara, preveem “uma comparticipação em 100 % do custo do passe a todos os alunos do ensino secundário com escalão A, da ação social escolar”.

Já os alunos do ensino secundário com escalão B terão uma comparticipação de 75% do custo do passe, mantendo-se os 50% em vigor relativamente aos restantes alunos do secundário.

Para a Câmara liderada por Victor Mendes (CDS) “estas medidas, possíveis pelo financiamento através do PART, destinam-se a garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares a todos os alunos dos ensinos básico e secundário”.

O autarca realçou as medidas “destinadas a apoiar os alunos de agregados familiares cuja situação económica é menos favorável”, considerando ser “da maior importância no contexto da estratégia adotada pelo município ao nível da educação”.

Na nota, a autarquia adianta que a apresentação do pedido para a atribuição desta comparticipação, para o ano letivo 2019/2020, “deverá ser feito entre 01 de julho e 14 de agosto, através de requerimento de pedido de transporte e entrega dos respetivos documentos necessários à verificação das condições de atribuição da mesma”.

O PART “tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”.

O PART prevê que as Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP) e as 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) recebam um total de 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado.

As CIM recebem 23,2 milhões de euros deste total.

Na AML e na AMP as medidas começaram a ser aplicadas a 01 de abril.

Portugal tem 308 municípios, 278 deles no continente (243 representados em comunidades intermunicipais, 18 na Área Metropolitana de Lisboa e 17 na Área Metropolitana do Porto), 11 na Madeira e 19 nos Açores.

As medidas do PART aplicam-se apenas aos municípios do continente, tendo as regiões autónomas soluções próprias, ao abrigo da autonomia regional.

Continuar a ler

Atletismo

Antony Gonçalves (Braga) medalha de Ouro na Maratona da Muralha da China em veteranos

‘Papa maratonas’ correu com a camisola do SC Braga: “Uma responsabilidade acrescida”

em

Fotos: Cedidas a O MINHO

O bracarense Antony Gonçalves, juntou, esta segunda-feira, mais uma medalha de ouro ao seu currículo, ao vencer a Maratona da Muralha da China, na categoria de veteranos 65-69 anos, com mais de um minuto de vantagem para o segundo.

A correr a sua 25.ª maratona, o atleta de Braga foi o 158.º na geral, em 696 atletas, com um tempo de 05:27:44 horas, muito aquém das 08:00 de limite da prova.

“Foi muito duro e um sofrimento enorme”, revela a O MINHO.

A lesão que o apoquentou nas semanas antes da prova, não se fez sentir: “nos primeiros 16 quilómetros corri com receio mas depois percebi que não ia ter problemas e soltei-me”.

Até aos 35 quilómetros, a prova foi “mais pacífica” mas a subida das quatro mil escadas finais “são um sofrimento enorme”.

Antony Gonçalves lembrou-se da descida do Bom Jesus na parte final e aliada às pontas finais fortes conseguiu chegar à meta em primeiro.

Dos 1.400 participantes só cerca de 700 concluíram e na festa final de entrega de prémios, o feito português foi um dos que esteve em destaque.

Reportagem anterior à prova

Aos 65 anos, papa maratonas de Braga vai desafiar os 20.500 degraus da Muralha da China

Antony Gonçalves correu com a camisola do SC Braga, “uma responsabilidade acrescida”, e por isso o clube também saiu bem na fotografia, tendo uma homenagem prevista para amanhã.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares