Arquivo

Concluídos testes a todos os funcionários de lares da região Norte

Covid-19
Concluídos testes a todos os funcionários de lares da região norte
Foto: CMVC / Arquivo

O processo de rastreio a todos os funcionários dos lares da região Norte do país, no âmbito da covid-19, está concluído, anunciou hoje o Governo, acrescentando que foram realizados 24 mil testes em cerca de 900 instituições.

“O processo de realização de testes a todos os funcionários de estabelecimentos residenciais para pessoas idosas na região Norte está concluído, cumprindo-se assim o compromisso assumido há duas semanas por Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade e Coordenador Regional Norte da covid-19”, refere um comunicado do gabinete do ministro do Ambiente e Ação Climática.

A nota dá conta de que, “ao todo, foram realizados mais de 24 mil testes a funcionários de cerca de 900 instituições de toda a Região Norte” e que “os resultados já obtidos apontam para uma taxa de infeção inferior a 2%”.

Em 21 abril, o secretário de Estado da Mobilidade disse que em duas semanas ficaria concluída a realização de testes de diagnóstico aos 20 mil profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte.

“Neste momento, de acordo com o cronograma que temos, em duas semanas todos os testes para todos os profissionais da região Norte serão realizados. É este o compromisso. É este que vai ser cumprido”, afirmou, na ocasião, Eduardo Pinheiro.

O governante, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Centro de Acolhimento Temporário do Distrito de Viana do Castelo, instalado na Pousada da Juventude da capital do Alto Minho, acrescentou que foi essa a prioridade estabelecida pelo Governo.

“O compromisso é relativamente aos profissionais e aos utentes com sintomas. São os profissionais que entram e saem da instituição. Não são os idosos. É aqui que temos de garantir que não há contágio”, explicou, nesse dia.

Segundo Eduardo Pinheiro, o universo de profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte é de 20 mil e de mais de 25 mil utentes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.105 pessoas das 26.715 confirmadas como infetadas pelo novo coronavírus e há 2.258 casos recuperados, de acordo com os dados de hoje da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
“as suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote do lixo”

“As suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote do lixo”

Próximo Artigo
Treinos individuais são mais “cansativos”

Treinos individuais são mais “cansativos”

Artigos Relacionados