Arquivo

Concluída renovação da rede que monitoriza qualidade do ar em Braga, Guimarães e Viana

CCDR-Norte investiu 900 mil euros
Concluída renovação da rede que monitoriza qualidade do ar em braga, guimarães e viana
Trânsito em Braga. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) concluiu o projeto de 900 mil euros para modernizar a rede de monitorização da qualidade do ar na região, divulgou hoje em comunicado. Braga, Guimarães e Viana do Castelo são as três cidades do Minho abrangidas.

De acordo com a CCDR-Norte, o projeto “permitiu colocar em pleno funcionamento 53 novos analisadores de monitorização da qualidade do ar, assim como a substituição de 10 contentores (das estações de Avintes, Perafita, Custóias, Seara, D. Manuel II, João Gomes Laranjo, Ermesinde, Anta – Espinho, Mindelo e Sobreiras)”.

“Esta candidatura teve como objetivo investir na modernização das estações da rede de monitorização da qualidade do ar, quer com a aquisição de novos equipamentos, dotados da melhor e mais recente tecnologia, quer com a requalificação de alguns dos abrigos que compõem as referidas estações”, refere a instituição presidida por António Cunha, no comunicado.

A CCDR-Norte recorda que, em 2017, “após um diagnóstico sobre os equipamentos instalados em cada uma das estações de monitorização, constatou-se a necessidade premente de substituição de analisadores que estão em funcionamento desde 1998”.

Segundo a comissão, a candidatura foi aprovada no âmbito do programa de fundos europeus Norte 2020.

A Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Norte (RMQAr-NORTE), gerida pela CCDR-Norte, é constituída por 21 estações de monitorização da qualidade do ar, distribuídas por 14 concelhos, de acordo com a comissão.

Os munícipios em questão são o Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Espinho, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Paços de Ferreira, Paredes, Guimarães, Santo Tirso, Viana do Castelo e Vila Real.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parlamento lamenta morte de antigo presidente da assembleia municipal de guimarães

Parlamento lamenta morte de antigo presidente da Assembleia Municipal de Guimarães

Próximo Artigo
Jovem promessa do famalicão renova até 2025

Jovem promessa do Famalicão renova até 2025

Artigos Relacionados